
Paulo Frank/CBV
Fonte: CBV
O segundo dia de disputa na arena montada na praia de Camburi, em Vitória (ES) foi proveitoso para as duplas brasileiras que estão na briga pelo título do Vitória Open do FIVB World Tour. Dos dez jogos disputados no torneio masculino por representantes do Brasil nesta quinta-feira (17.03), seis terminaram com resultado positivo. Com isso, quatro das cinco parcerias verde amarelas avançaram na competição. Guto/Saymon (RJ/MS) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) tiveram melhor desempenho e conseguiram vaga direta nas oitavas de final.
Os primeiros a entrarem em quadra nesta terça-feira foram Ricardo e Álvaro Filho (BA/PB) que bateram Gibb/Patterson (EUA) por 2 sets a 0 (21/18 e 22/20), em 40 minutos. Mais tarde, no início da noite, eles voltaram à quadra central e acabaram derrotados por Bianchi/Azaad (ARG) por 2 sets a 1 (17/21, 25/23 e 15/11), em uma hora.
A única dupla do Brasil que manteve os 100% na fase de grupos foram os “donos da casa” Alison e Bruno Schmidt (ES/DF). A dupla formada pelo capixaba e pelo brasiliense que treina na grande Vitória conseguiu dois resultados positivos. No primeiro jogo que disputaram no dia, Alison e Bruno passaram pelos gêmeos italianos Mateo e Paolo Ingrosso por 2 sets a 0 (21/15 e 21/19), em 38 minutos. Encerrando o dia de jogos na arena de Camburi eles derrotaram Krow/Rowlandson (FRA) por 2 sets a 0 (21/18 e 23/21), em 41 minutos.
“A gente pegou um calorão hoje pela manhã e será bom nos poupar de um jogo amanhã. Esse jogo contra a França foi bem bacana, cobrou da gente, eles entraram com muita vontade, foi difícil de ler e fazer a nossa tática, mérito deles. E a gente tentando resolver esse problema nos faz crescer. A torcida de Vitória abraça o esporte, eles curtem muito o vôlei, então temos reconhecimento dos pessoal e total apoio. Tomara que tenhamos mais eventos assim aqui no Espírito Santo”, analisou Bruno Schmidt.
Alison também enalteceu a torcida capixaba, em particular a de amigos e familiares que estiveram presentes na arena para apoiar a dupla no jogo contra os franceses.
“Veio a minha família, meus amigos, acho que tinha umas 50 pessoas aqui, vieram uns dois ônibus. Jogar em casa para mim é muito bom, foi nessa praia que tudo começou. Vencer as duas partidas hoje foi muito importante para eliminar um jogo amanhã, ainda estamos em início de temporada com foco total nos Jogos Olímpicos, então a gente sente um pouco mais, mas estamos juntos e temos a torcida a nosso favor, que é um terceiro jogador”, disse o atleta capixaba.
Guto/Saymon (RJ/MS) também avançaram direto para as oitavas de final. No entanto, a parceria formada pelos dois jovens talentos não conseguiu manter a invencibilidade. Eles começaram com vitória sobre os campeões Pan-Americanos em Toronto 2015, Virgen/Ontiveros (MEX) por 2 sets a 1 (21/15, 19/21 e 15/10), em 43 minutos. Depois, na partida seguinte, eles foram superados por Stoyanoskiy/Yarzutkin (RUS) no tie break (21/19, 13/21 e 18/16), em 42 minutos.
Além dos três times que chegaram direto nas oitavas de final, outra dupla brasileira comemorou muito a classificação à repescagem. Pela primeira vez na carreira Léo Gomes e Bernat (RJ) disputam a chave principal de um evento do Circuito Mundial. Depois da derrota na estreia eles conseguiram dois resultados importantes. Pela manhã a dupla carioca passou por Binstock/Schachter (CAN) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19), em 38 minutos. No jogo seguinte, nova vitória, desta vez contra Rosenthal/Brunner (EUA) por 2 sets a 1, de virada, (15/21, 21/19 e 18/16), em 48 minutos.
“Tudo era muito novo para nós e sofremos com a pressão do torneio, que é uma coisa enorme, completamente diferente de tudo que já participamos, então realmente o começo foi muito difícil. Mas o Emanuel, que é o grande nome deste esporte, definiu muito bem o que é o vôlei de praia, que é um esporte que ganha aquele que consegue se adaptar mais rápido a tudo que acontece. E nós conseguimos nos adaptar. Tivemos duas vitórias muito importantes hoje, esse último jogo, contra Rosenthal/Brunner, foi um jogo fantástico, espero que amanhã consigamos passar da repescagem, e quem vier vamos procurar fazer um bom jogo e se divertir como estamos fazendo até agora”, contou Léo Gomes.
Apenas um time brasileiro não conseguiu classificação: Márcio Araújo/Luciano (CE/ES). Eles foram superados por Nicolai/Lupo (ITA) por 2 sets a 1(21/17, 17/21 e 15/4), em 41 minutos na primeira partida que disputaram nesta quinta-feira. Em seguida sofreram novo revés, desta vez para Erdmann/Fuchs (ALE) por 2 sets a 0 (21/15 e 21/14), em 35 minutos.
A competição masculina continua nesta sexta-feira (18.03) com a repescagem pela manhã e as oitavas de final pela tarde e início da noite. A final está programada para a manhã deste domingo (20.03). O Vitória Open dará um total de 150 mil dólares em prêmios, e é o terceiro torneio do Circuito Mundial de uma série de quatro com sede no Brasil. A próxima etapa em solo brasileiro será o Fortaleza Open que acontecerá entre 26 de abril e 1 de maio.