Notícias

Circuito Mundial – Cinco times brasileiros avançam no masculino

por: Pedro - Redação

0

Fonte: CBV

Cinco times seguem na busca por medalhas no torneio masculino do Rio Open, etapa brasileira do Circuito Mundial 2015 e que será disputada até domingo (06.09) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta sexta-feira (04.09), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Evandro (RJ), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Guto/Saymon (RJ/MS) e Pedro Cunha/Allison (RJ/SC) acumularam vitórias e avançaram às oitavas de final da competição.

Além das partidas pelas oitavas de final, neste sábado (05.09) também ocorrem os jogos das quartas de final e semifinais da competição, essas últimas com transmissão ao vivo do SporTV. Os jogos são disputados na arena montada em Copacabana, altura da Avenida Princesa Isabel, com entrada franca à torcida. Entre os classificados, três times seguem invictos: Alison/Bruno Schmidt, Evandro/Pedro Solberg e Ricardo/Emanuel.

Campeões brasileiros de vôlei de praia, Ricardo e Emanuel (BA/PR) tiveram pela frente adversários sul-americanos nesta sexta-feira. No primeiro deles, a parceria não tomou conhecimento dos argentinos Ian Mehamed e Nicolás Capogrosso, e venceu por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16), em 35 minutos. Já pelo encerramento da fase de grupos, vitória contra Marco e Esteban Grimalt, do Chile, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15), em 34 minutos.

“Ainda não subimos ao pódio no Circuito Mundial em 2015, mas temos jogado muito bem. A gente tem jogado nesse nível, mas às vezes deixando a vitória escapar no fim dos jogos. Aqui no Rio estamos com uma energia muito boa, o calor da torcida nos dá uma força ainda maior, e ainda mais em um evento especial como está sendo o Rio Open”, disse Ricardo, que terminou na primeira posição do grupo. Nas oitavas, eles encaram os poloneses Piotr Kantor e Bartosz Losiak, no terceiro encontro entre os times – a série está empatada.

Pelo grupo A, os cabeças de chave Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) começaram o dia vencendo o time da Áustria, formado por Thomas Kunert/Christoph Dressler, por 2 sets a 1 (21/14, 17/21 e 17/15), em 53 minutos, na arena central.

Horas depois, os primeiros representantes do Brasil nos Jogos de 2016 no vôlei de praia superaram Sebastian Fuchs/Stefan Windscheif, da Alemanha, por 2 sets a 0 (21/18, 21/18), em 38 minutos. Eles enfrentam nas oitavas os canadenses Daniel Dearing e Garrett May.

Quem também fez bonito e venceu os dois compromissos do dia pelo grupo B foi o time carioca Pedro Solberg/Evandro (RJ). Com o apoio dos familiares e amigos na arquibancada, a dupla venceu os canadenses Daniel Dearing e Garrett May por 2 set a 0 (22/20 e 27/27), em 47 minutos, e na sequência os venezuelanos Jesus Villafañe/Jackson Henriquez por 2 sets a 1 (16/21, 21/18 e 15/13), em 52 minutos. Eles enfrentam na próxima fase os brasileiros Guto/Saymon (RJ/MS), no único confronto entre times do país.

Vencedores da etapa inaugural do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2015/16, Guto e Saymon sofreram dois revezes no encerramento da fase de grupos, mas deram a volta por cima e na partida eliminatória venceram os chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17), completando o grupo de representantes do Brasil nas oitavas de final.

Pelo mesmo grupo, Pedro Cunha e Allison Francioni superaram os venezuelanos por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15), em 35 minutos, mas perderam para Dearing/May por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17), em 34 minutos. Mesmo assim, se garantiram na próxima fase como um dos dois melhores terceiros colocados, graças aos critérios de desempate. Eles encaram os alemães Sebastian Fuchs e Stefan Windscheif nas oitavas de final.

Bruno/Hevaldo (AM/CE), Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ) e Marcus/Daniel Souza (RJ) não conseguiram superar seus adversários na fase de grupos e se despediram da competição.

O Rio Open serve como evento-teste para as Olimpíadas e é disputado na mesma faixa de areia dos Jogos do ano que vem. A última etapa realizada em Copacabana aconteceu em 2004, e o título ficou com as brasileiras Ana Paula e Sandra Pires. Serão distribuídos 150 mil dólares em premiações na competição para ambos os naipes.

O formato também é olímpico, com o torneio principal composto por 24 duplas femininas, divididas em seis grupos de quatro times cada. Avançam à segunda fase os dois primeiros colocados e os dois melhores terceiros colocados. Os outros dois terceiros disputam uma partida eliminatória para definir as 16 equipes classificadas às oitavas de final.