Fonte: CBV
O primeiro dia de disputa do torneio masculino do Grand Slam de Olsztyn, na Polônia, foi promissor para o Brasil. As três duplas que representam o país na disputa conheceram o sabor da vitória nesta quinta-feira (27.08). Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram seus dois jogos e estão garantidos na próxima fase. Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Pedro Solberg/Evandro (RJ) acumularam um tropeço e um resultado negativo, mas seguem com chances de classificação.
Nesta sexta-feira (28.08), os cariocas enfrentam os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo, pelo encerramento do grupo B. Ainda pela fase de grupos, mas pelo grupo F, Ricardo e Emanuel (BA/PR) encaram os norte-americanos Jake Gibb e Casey Patterson. Já os campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) decidem a primeira colocação do grupo A diante dos canadenses Josh Binstock e Sam Schachter.
Alison e Bruno Schmidt começaram tendo dificuldades na primeira rodada da fase de grupos, contra Tobias Winter e Lorenz Petutschnig, da Áustria, mas levaram a melhor em três sets (21/17, 28/30 e 15/9), em 53 minutos. Mais tarde, os líderes da corrida olímpica brasileira aqueciam quando souberam que os norte-americanos John Hyden e Tri Bourne sentiram uma indisposição e não entrariam em quadra pelo segundo duelo.
“Os dois atletas não passaram bem do estômago, acho que comeram algo diferente, e a gente foi beneficiado com relação a isso. Acontece, mas a gente tem que continuar concentrado, pois ainda resta um jogo na chave”, explicou Alison.
Pouco antes, Ricardo e Emanuel abriram o primeiro dia de disputas do torneio masculino na quadra central, e acabaram superados pelos donos da casa Bartosz Losiak e Piotr Kantor. Os campeões brasileiros nada puderam fazer diante do volume de jogo polonês e perderam por 2 sets a 1 (19/21, 21/10 e 16/14), em 51 minutos.
Na segunda rodada, os campeões olímpicos encararam os norte-americanos Sean Rosenthal e Nick Lucena e se utilizaram da experiência para levar a melhor em dois sets diretos, com 21/17 e 23/21, em 42 minutos. A disputa contra outro time dos EUA definirá se os atuais campeões avançam na segunda ou na terceira posição da chave.
Pelo grupo B, Pedro Solberg e Evandro foram derrotados pelos suíços Nico Beeler e Alexei Strasser por 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 15/13), em 41 minutos. Na partida seguinte veio a reabilitação, com a vitória sobre os italianos Alex Ranghieri e Adrian Carambula, de virada, por 2 sets a 1 (17/21, 21/16 e 15/8), em 56 minutos. A partida contra o outro time da Itália é importante para que a dupla garanta a segunda posição da chave e vaga na repescagem.
Os times vencedores da etapa de Olsztyn nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa, o tour segue para o Open do Rio de Janeiro, que será realizado de 2 a 6 de setembro, na Praia de Copacabana, com entrada franca ao público.