Fonte: CBV
Nove duplas terão a missão de fazer o Brasil volta a comemorar uma conquista masculina do Circuito Mundial nas areias da Praia de Copacabana após 12 anos. Nesta quarta-feira (02.09), Guto/Saymon (RJ/MS), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Ramon Gomes/Lipe (RJ/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE) e Daniel Souza/Marcus Borlini (RJ/ES) venceram seus jogos pela fase qualificatória e avançaram à fase de grupos do Rio Open, evento que servirá como teste aos Jogos de 2016.
Os times se juntam à dupla campeã mundial Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Evandro (RJ) e Ricardo/Emanuel (BA/PR), já garantidos pelo ranking de entradas do circuito. Pedro Cunha/Allison Francioni (RJ/SC) receberam convite da organização (wild card) e também estão confirmados na fase de grupos. As partidas do torneio masculino terão início nesta quinta-feira (03.09), a partir das 15h.
Entre os classificados, algumas caras novas e outros atletas experientes. Caso do cearense Lipe, que comemorou o reencontro com o tour mundial após três anos.
“A última vez que disputei uma etapa do Circuito Mundial foi em 2012. Na oportunidade joguei ao lado do Beto Pitta, mas não conseguimos avançar à chave principal. Três anos depois, corremos para regularizar a situação e vir ao Rio de Janeiro. O Circuito Mundial tem um clima diferente. A sensação é indescritível. Agora vamos com o objetivo de ganhar pelo menos uma partida na fase de grupos para avançar na competição”, disse Lipe.
Três atletas farão a estreia em etapas do Circuito Mundial. São os casos de Daniel Souza, Marcus Borlini e Ramon Gomes. O último título masculino nas areias de Copacabana foi conquistado pelos experientes Ricardo e Emanuel, quando a praia foi sede do Campeonato Mundial na temporada 2003. No ano seguinte, onde o último evento na ‘Princesinha do Mar’ foi realizado, o título ficou com a dupla alemã Markus Dieckmann e Jonas Reckermann.
Como evento-teste, o sistema de disputa do Rio Open terá o mesmo formado da principal competição do planeta. O torneio principal será composto por 24 duplas, com a formação de seis grupos com quatro times. Avançam à segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo e ainda os dois melhores terceiros na classificação geral. Outros quatro terceiros disputam eliminatórias diretas em busca das últimas vagas às oitavas.
O dia começou cinzento em Copacabana, e com 23 duplas masculinas na briga por uma das oito vagas restantes na fase principal do Rio Open. Destas, 17 parcerias vestiam as cores verde-amarela.
Para alcançar o feito, Guto/Saymon venceu Arthur Lanci/Eduardo Davi por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14), em 30 minutos. Bruno/Hevaldo também precisaram de um único jogo para alcançar a fase de grupos, e venceram George/Jô por 2 sets a 1 (21/14, 18/21 e 15/13), em 47 minutos.
Na primeira rodada da fase classificatória, Márcio Araújo/Luciano superou Paulo Victor/Adriano Fonseca por 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 15/11), em 48 minutos, e confirmou a vaga ao derrotar André Stein/Vinicius por 2 sets a 0 (21/17 e 21/18), em partida válida pela segunda rodada e que durou 40 minutos.
Daniel Souza/Marcus Borlini precisou de 47 minutos para vencer os alemães Holler/Schröder por 2 sets a 1 (21/19, 18/21 e 15/13) para carimbar a vaga na fase de grupos. Na rodada anterior, a parceria havia eliminado Grabovskyy/Burlacu, do Canadá (21/18 e 21/17), em 35 minutos.
Já Lipe/Ramon Gomes não tomou conhecimento dos adversários e venceu Léo Gomes/Bernat e os chilenos Salinas/Tobar em dois sets diretos, com parciais de 21/16 e 21/13 e 21/167 e 21/17, respectivamente.
A competição carioca servirá como evento-teste para as Olimpíadas, e será disputada na mesma faixa de areia dos Jogos do ano que vem. A última etapa realizada em Copacabana aconteceu em 2004, e o título ficou com as brasileiras Ana Paula e Sandra Pires. Serão distribuídos 150 mil dólares em premiações na competição.