Fonte: CBV
O Brasil segue em grande fase no torneio feminino do World Tour Finals, 17ª etapa da temporada 2015 do Circuito Mundial e que acontece em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (30.09), Larissa e Talita (PA/AL) venceram seus dois jogos e encaminharam a classificação à próxima fase. Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) iniciaram o dia com um resultado negativo, mas deram a volta por cima na segunda partida e também seguem com grandes chances de conquistarem a vaga.
Apenas Larissa e Talita (PA/AL) entram em quadra nesta quinta-feira (01.10) para o penúltimo dia de disputa da primeira fase. Elas encaram as alemãs Chantal Laboureur e Julia Sude.
Larissa e Talita tiveram que suar o top para estrear com vitória no World Tour Finais, diante das holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel. Assim como na decisão dos Grand Slams de Moscou, na Rússia, e Olsztyn, na Polônia, as brasileiras levaram a melhor: 2 sets a 1, em parciais de 21/17, 15/21 e 15/13, em 48 minutos.
“Foi bom (pegar um adversário de peso no primeiro jogo), excelente para dar ritmo de jogo. O campeonato tem essa característica do alto nível técnico, reúne os dez melhores times do mundo e cada partida, mesmo que na primeira rodada, poderia ser a decisão”, analisou Larissa. Horas mais tarde, as campeãs brasileiras encararam as donas da casa Emily Day e Jennifer Kessy, e aplicaram 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/18, em 34 minutos.
As campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas, que haviam estreado com triunfo na última terça-feira (29.09), iniciaram a partida contra as norte-americanas Lauren Fendrick e April Ross em vantagem, mas acabaram levando a virada do time da casa, que contou com apoio da torcida na quadra central. Derrota por 2 sets a 1 (17-21, 21-19, 15-11), em 56 minutos.
Horas mais tarde, entretanto, a história foi diferente. A paranaense e a carioca enfrentaram as canadenses Jamie Broder e Kristina Valjas pela 11ª vez na carreira, e conquistaram a décima vitória sobre as adversárias: 2 sets a 1, em parciais de 19/21, 21/18 e 15/12, em 1h de jogo.
“Estava muito calor pela manhã, e as americanas souberam usar melhor o saque delas de acordo com o vento, o que dificultou bastante nossa recepção. No segundo jogo, mais uma vez enfrentamos o Canadá, que é um time que tem muita informação sobre o nosso time. A concentração caiu um pouco no primeiro set, mas a gente conseguiu recuperar, buscas forças e virar o jogo”, disse Bárbara Seixas após a partida.
Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.
O torneio conta com a presença das dez duplas mais bem ranqueadas no Circuito Mundial, entre elas os representantes do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, e distribuirá ao todo 500 mil dólares, com um prêmio de 100 mil dólares para a parceria campeã de cada naipe. Os vice-campeões recebem 60 mil dólares e os medalhistas de bronze ficam com 30 mil dólares.
Será a terceira competição da temporada 2015 disputada nos EUA, após a realização dos Grand Slams de Saint Petersburg e Long Beach.
Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.