Fonte: CBV
O Brasil começou o torneio masculino do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, com ótimo aproveitamento e quatro vitórias em cinco jogos. Cada dupla entrou em quadra uma vez nesta quarta-feira (19.08), com triunfos de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/Pedro Solberg (RJ), Guto/Saymon (RJ/MS) e Ricardo/Emanuel (BA/PR). O único tropeço foi de Álvaro Filho/Vitor Felipe, que seguem com chances de classificação.
Os times voltam à disputa nesta quinta-feira (20.08), quando disputam os últimos dois jogos da fase de grupos. A sexta-feira (21.08) terá partidas da repescagem, oitavas e quartas de final, enquanto as semifinais serão no sábado (22.08). A final e a disputa de bronze ocorrem no domingo (23.08). Os canais SporTV e Band transmitem o torneio a partir do sábado.
Os campeões do mundo Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) foram os primeiros a entrar em quadra pelo Brasil e não tiveram maiores dificuldades para vencerem os italianos Francesco Vanni e Andrea Tomatis por 2 sets a 0, em parciais iguais de 21/15, em 33 minutos. Eles aparecem na primeira posição do grupo B.
Embalados pelo título da primeira etapa do Circuito Brasileiro, Guto e Saymon (RJ/MS) encararam os norte-americanos Jake Gibb e Casey Patterson pela estreia do grupo A. Os jovens de 21 anos deram um belo cartão de visitas aos presentes na arena central de Long Beach. Em seu primeiro torneio internacional, a parceria surpreendeu o time número um dos Estados Unidos e venceu o duelo por 2 sets a 1 (21/17, 17/21 e 15/11), em 48 minutos.
Pedro Solberg e Evandro provaram que a pausa de três semanas com treinamentos intensos fez bem ao time. Bem em todos os fundamentos, os cariocas venceram os letões Martins Plavins e Haralds Regza por 2 sets a 0 (21/18 e 21/12), em 38 minutos. Eles dividem a liderança do grupo D contra os poloneses Fijalek/Prudel, adversários nesta quinta, assim como os também poloneses Kadziola/Szalankiewicz.
Em seu 600º jogo internacional, Ricardo e Emanuel despacharam Ryan Doherty e John Mayer por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19), em 37 minutos. O baiano e o paranaense dividem a liderança do grupo G com os espanhóis Herrera e Gavira, oponentes no complemento da rodada, assim como os australianos Kapa/McHugh. “O início do jogo foi um pouco complicado, nunca tínhamos jogado contra esse time e eles vinham de vitória no circuito norte-americano. Mas conseguimos manter o foco e a confiança e vencer a partida”, disse Emanuel.
Álvaro Filho e Vitor Felipe reeditaram a final do Pan-Americano de Toronto, realizado mês passado no Canadá, contra Lombardo Ontiveros e Juan Virgen. Mas, assim como na decisão da principal competição das Américas, os paraibanos foram superados por 2 sets a 1 (21/15, 14/21 e 15/8), em 57 minutos. Eles enfrentam nesta quinta os holandeses Brouwer/Meeuwsen e os alemães Böckermann/Flüggen para seguirem na competição.
Long Beach receberá uma etapa do tour mundial pelo terceiro ano consecutivo, todos disputados na Praia de Alamitos. Outras nove cidades já sediaram eventos nos Estados Unidos. O município fica no condado de Los Angeles, no sul da Califórnia, na costa do Pacífico. A população de Long Beach é de cerca de 475 mil pessoas.
Os times vencedores da etapa de Long Beach nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa, o tour segue para o Grand Slam da Polônia, de 25 a 30 de agosto.