Notícias

Copacabana recebe etapa internacional após 11 anos

por: Pedro - Redação

0

Fonte: CBV

O Rio de Janeiro (RJ) é considerado berço do vôlei de praia brasileiro, e a Praia de Copacabana, principal palco das disputas do esporte. E nesta semana, de quarta-feira (02.09) a domingo (06.09), é justamente este cartão-postal que recebe o FIVB World Tour Rio Open, 13ª parada do Circuito Mundial 2015. A disputa também servirá como evento-teste aos Jogos Olímpicos de 2016, utilizando mesmo formato de competição e posicionamento da arena.

A última etapa realizada em Copacabana aconteceu em 2004, com títulos para as brasileiras Ana Paula/Sandra Pires, e aos alemães Markus Dieckmann/Jonas Reckermann. Ao todo, 14 eventos masculinos e outros sete femininos foram disputados no Rio de Janeiro.

O Rio Open contará com entrada franca e uma arena central para 2,8 mil pessoas, com outras cinco quadras de jogo e duas quadras de aquecimento. Além do local da arena na Praia de Copacabana, que será o mesmo dos Jogos Olímpicos, o sistema de disputa do torneio também será realizado exatamente como ocorrerá em 2016 (com exceção do qualificatório).

O torneio principal será composto por 24 duplas em cada gênero, com a formação de seis grupos de quatro times. Avançam à segunda fase os dois primeiros colocados e mais O Brasil já tem garantidos oito representantes na fase principal, mas o número pode aumentar com a disputa do qualificatório.

No torneio masculino estão confirmados Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/Pedro Solberg (RJ), Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Pedro Cunha/Allison Francioni. (RJ/SC, convite da organização). No torneio feminino, outras quatro duplas também começam na fase de grupos, pela posição no ranking de entradas: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE, convite da organização), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Larissa/Talita (PA/AL).

Os jogos começam na quarta-feira (02.09), com a disputa do torneio qualificatório. Nele, as duplas inscritas disputarão – em jogos eliminatórios diretos – oito vagas em cada naipe para a fase de grupos do torneio principal. Outras 16 duplas já estão garantidas nesta fase, 14 pela posição no ranking de entradas, e outras duas por convites (wild card). Os jogos do torneio principal começam na quinta-feira (03.09), em ambos os naipes.

As duplas brasileiras chegam ao Rio Open em grande fase, como líderes e vice-líderes dos rankings masculino e feminino do Circuito Mundial. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), que já garantiu vaga aos Jogos de 2016, lidera com 5.720 pontos, seguido por Evandro/Pedro Solberg (RJ), que tem 4.720. No feminino, Ágatha/Bárbara (PR/RJ) está em primeiro com 5.900 pontos, com Larissa e Talita (PA/AL), classificadas aos Jogos, em segundo, com 5.340 pontos.

FORMATO DE DISPUTA

Torneio Qualificatório: 32 times (máximo)
Os confrontos são definidos com base na pontuação das duplas no ranking de entradas. O time cabeça de chave número 1 enfrenta a dupla ranqueada na 32º posição. As partidas são eliminatórias. Os 16 vencedores da primeira fase se enfrentam novamente na segunda rodada, que define os oito times classificados à fase de grupos.

Torneio Principal: 24 times
As equipes são divididas em seis grupos de quatro times, de acordo com a posição no ranking, jogando entre si. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados (através de índice técnico) avançam direto às oitavas-de-final. Os outros quatro terceiros de cada chave disputam uma partida eliminatória direta chamada ‘lucky-loser’ e os vencedores se juntam aos outros times nas oitavas-de-final.

Fase eliminatória simples: 16 times
Os oito vencedores das oitavas-de-final, em partidas eliminatórias diretas, avançam às quartas-de-final do torneio. O formato segue da mesma forma, definindo os quatro semifinalistas.

Fase semifinal e fase final: 4 times
Os vencedores das semifinais disputam o título da competição carioca, enquanto os times derrotados se enfrentam pela medalha de bronze.