Fonte: CBV
O Brasil acumulou uma vitória e um tropeço no segundo dia de disputa do torneio masculino do World Tour Finals, competição que encerra a temporada 2015 do Circuito Mundial. Nesta quarta-feira (30.09), Pedro Solberg e Evandro (RJ) estrearam com vitória no campeonato, mas Alisson e Bruno Schmidt (ES/DF), que haviam vencido na última terça-feira, acabaram superados pelos donos da casa em Fort Lauderdale, na Flórida, EUA.
Nesta quinta-feira (01.10) apenas Pedro Solberg e Evandro (RJ) entram em quadra. Os duelos serão contra os holandeses Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen, campeões mundiais em 2013, e Jake Gibb e Casey Patterson, representantes dos Estados Unidos.
No primeiro torneio internacional após a confirmação de que iriam representar o Brasil nos Jogos Olímpico do ano que vem, os cariocas suaram vencer os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo de virada, por 2 sets a 1 (13/21, 21/19 e 15/12). Após a partida, Pedro Solberg revelou que o jogo da dupla está mais leve e em processo de evolução.
“Sem dúvida (o anúncio) tirou um contêiner das nossas costas. O Ricardo e o Emanuel são tão fortes quanto nosso time, têm uma história muito maior que a nossa, mas a escolha estava aberta. Estamos jogando melhor e hoje mostramos a força do time Pedro e Evandro, dando a volta por cima em um jogo muito complicado”, disse o carioca.
Já Alisson e Bruno Schmidt (ES/DF), que assim como os cariocas também representarão o país nos Jogos Olímpicos do ano que vem, fizeram uma partida marcada pelo equilíbrio contra os donos da casa Phil Dalhausser e Nick Lucena, mas foram derrotados, de virada, por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/11), em 39 minutos.
Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.
O torneio conta com a presença das dez duplas mais bem ranqueadas no Circuito Mundial, entre elas os representantes do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, e distribuirá ao todo 500 mil dólares, com um prêmio de 100 mil dólares para a parceria campeã de cada naipe. Os vice-campeões recebem 60 mil dólares e os medalhistas de bronze ficam com 30 mil dólares.
Será a terceira competição da temporada 2015 disputada nos EUA, após a realização dos Grand Slams de Saint Petersburg e Long Beach.
Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.