Redação
Em um jogo equilibrado, onde os erros foram cruciais ao Sesi-SP e a péssima arbitragem que deixou dúvidas em vários lances, o São Cristóvão Saúde/São Caetano, venceu no sufoco por 3 sets a 2 no ginásio da Vila Leopoldina, com parciais de 27×25, 25×23, 20×25, 19×25 e 15×13. A MVP da partida e levou o Troféu Viva Vôlei foi a levantadora do São Caetano Ana Maria e a maior pontuadora foi Lia também do São Caetano com 25 acertos.
Para o técnico Haírton Cabral do São Caetano, a sua equipe poderia ter tido uma postura melhor em quadra: “Estávamos jogando certinho, mas faltou um pouco de vibração. O Sesi reagiu depois de vencermos os dois primeiros sets e nós acabamos nos acomodamos com o resultado, analisou o técnico.
Já o técnico do Sesi, Talmo Oliveira, lamentou a derrota dentro de casa: “Jogamos bem abaixo do esperado, não fizemos um grande jogo, mexemos um pouquinho no terceiro e quarto set, mudamos o jeito de jogar e deu certo. Agora no final nós começamos muito bem, mas pecamos nos detalhes, não tiro os méritos do São Caetano, que jogou muito bem. Agora é ajustar, ver onde erramos e nos preparar para o jogo de sexta contra o Brasília – comentou Talmo.
Com relação aos erros de arbitragem, o técnico não quis entrar em detalhes, para ele o mais importante é acertar sua equipe, a questão de arbitragem é um outro detalhe, embora reconheça que sua equipe foi prejudicada em alguns lances no decorrer da partida.
O JOGO
Um início de set bem equilibrado entre as duas equipes. Assim foi o primeiro set no ginásio da Vila Leopoldina. O Sesi até começou melhor, abriu três pontos de diferença de cara e levou a confortável vantagem até a primeira parada técnica (8×5). Mas a equipe de São Caetano não dava espaço e perseguia o placar para não ver a diferença aumentar. O Sesi conseguiu chegar à segunda parada técnica com uma diferença de dois pontos e até tive uma chance de fechar o set. Mas, o São Caetano aproveitou o vacilo do time da capital e venceu na única oportunidade que teve (27×25), em 35 minutos jogados.
No segundo set, se sentindo em casa, o São Caetano manteve o ritmo e chegou logo a (6×4). Mas em três erros seguidos de recepção, a vantagem mudou de lado. O São Caetano ainda deixou tudo igual, mas quem chegou à primeira parada técnica em vantagem foi o Sesi. O set era lá e cá, mas a vantagem voltou a mudar de lado. Só que então começou a aparecer os lances duvidosos e por reclamação do técnico Talmo, o Sesi, foi punido com um cartão vermelho. Isso custou caro ao time paulista, as visitantes fizeram (25×23).
No terceiro set, a postura do Sesi mudou, era tudo ou nada. Como nos sets anteriores, a equipe paulista tentou vir de forma arrasadora, chegando à primeira parada técnica em vantagem (8×6). Mas, de novo outro lance duvidoso a equipe paulista era punida com mais um cartão vermelho, mais uma vez por reclamação, com isso a equipe começou a perder o foco e obrigou ao técnico fazer mudanças, sacando a levantadora Carol Leite, promovendo a entrada de Pri Heldes, o retorno de Andréia e a manutenção de Dayse no lugar de Jaqueline. O Sesi começou a reagir e fez 19×17 e sofreu apenas mais um ponto antes de fechar em 25/20 e respirar no jogo.
No quarto set, Talmo manteve a formação da parcial anterior, e o Sesi voltou melhor. Muito em função da ótima atuação da central Fabiana, que virava uma bola trás da outra. Com vibração, a equipe paulista se manteve no jogo. Com um bloqueio bem posicionado e errando muito pouco no ataque, o Sesi abriu 18×13 e não perdeu mais a vantagem. Com a vitória por 25×19, o jogo foi para o tie-break.
Lideradas pela central Fabiana, principal opção da levantadora Pri Heldes, que fez 24 pontos durante a partida, as donas casa começaram arrasadoras, abriram três pontos e pareciam que não teriam mais problemas para vencer pela oitava vez na Superliga. O problema é que São Caetano não estava morto. Voltando a equilibrar novamente, o time do ABC, virou rapidamente para 13×11. O Sesi até empatou, mas com dois pontos seguidos da central Andressa o São Caetano fez 15×13 e venceu a partida.
O Sesi-SP volta à quadra na próxima sexta-feira (15.01), quando receberá o Terracap/Brasília (DF), às 20h. O São Cristóvão Saúde/São Caetano voltará a jogar em casa, no sábado (16.01), diante do Vôlei Nestlé (SP). A partida terá transmissão ao vivo da RedeTV.
EQUIPES
SESI-SP – Carol, Andréia, Fabiana, Bia, Ellen e Jaqueline. Líbero – Suelen
Entraram – Angélica, Sabrina, Dayse, Pri Heldes
Técnico: Talmo de Oliveira
SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE/SÃO CAETANO – Ana Maria, Lia, Andressa, Larissa, Thaisinha e Sonaly. Líbero – Silvana
Entraram – Ciça, Tainã, Soninha
Técnico: Hairton Cabral