Notícias

Sesc RJ se recupera e vence o segundo amistoso contra o Personal Bolívar

por: Pedro - Redação

0
Créditos: Divulgação Sesc RJ

Fonte: Wando Soares – Assessoria de Imprensa Sesc Rio

Depois da derrota por 4 a 0 na primeira partida contra o Personal Bolívar nesta sexta-feira (15/9), o Sesc RJ reencontrou o seu jogo e bateu o campeão da liga argentina neste sábado (16/9), por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 20/25, 25/23 e 25/17. As duas partidas amistosas foram disputadas na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, Rio de Janeiro, com portões fechados.

Diferentemente da primeira partida, o Sesc RJ entrou em quadra mais concentrado, acertando o saque e com os problemas de recepção da véspera resolvidos. Conseguiu absorver a potência do saque do Bolívar e ter tranquilidade para atacar. O bloqueio, mais preciso, também contribui para o resultado positivo.

“Veja como é importante o emocional do jogo, você conversar um pouco. De ontem para hoje nós não treinamos nada. Acima de tudo, o importante é eles entenderem que a gente está construindo as coisas, que as coisas acontecem no seu devido tempo. Hoje foi um teste muito bom, a gente conseguiu suportar a pressão do saque deles e anular o atacante número seis (Penchev), que é um bom atacante. Nosso sistema de bloqueio e defesa funcionou. Mas é por aí, a gente tem que ter paciência e quando tiver uma boa oportunidade saber aproveitar”, observou o técnico Giovane Gávio.

Pelo Sesc RJ, entraram em quadra Everaldo (levantador), Paulo Victor PV (oposto), Tiago Barth (central), Juninho (ponteiro), Victor Hugo (central), Alexandre Elias (líbero), além do levantador Thiaguinho e dos ponteiros Japa e Levi, estes reforços para a temporada. Os outros quatro reforços – Maurício Souza (central), Maurício Borges (ponteiro), Renan Buiatti (oposto) e Tiago Brendle (líbero) – ainda não se integraram ao grupo, pois defendem a Seleção Brasileira que disputa a Copa dos Campeões.

Estreante na equipe do Sesc RJ, Thiaguinho avalia como natural o time sentir algumas dificuldades no início dos trabalhos, mas já sente uma evolução desde os primeiros amistosos em Juiz de Fora, contra o JF Vôlei, final de agosto.

“Nos primeiros amistosos é sempre um pouco estranho. É muita vontade e pouca paciência para aprender com os próprios erros. De Juiz de Fora saímos com um saldo positivo pelas vitórias, mas com muito ainda para crescer. Ontem (sexta-feira) chegamos com muita ansiedade e jogando contra um time de um nível maior. E hoje, com mais calma e contra esse mesmo time, conseguimos colocar em prática o que estamos treinando. Começamos sacando bem e passando bem, que foram os dois fundamentos que nos deram problemas ontem”, analisou o levantador.

BAIXAS – O ponteiro João Rafael assistiu ao segundo jogo do banco. Na primeira partida, o ponteiro deixou a quadra com dores no ombro direito. O central Renatão, com dor muscular na coxa direita, também não participou da segunda partida. Segundo o médico Ney Pecegueiro, os dois realizarão exames nesta segunda-feira, mas aparentemente não preocupam.  

VIAGEM À ARGENTINA – No dia 22 de setembro, o grupo completo – já com os quatro jogadores da Seleção Brasileira – embarca para a Argentina onde participa de um torneio em Buenos Aires e na cidade de San Carlos de Bolívar. O Sesc RJ enfrentará o Sada Cruzeiro, o Ciudad Vôlei e novamente o Personal Bolívar. O retorno ao Rio está marcado para o dia 29 de setembro.

Os jogos fazem parte da preparação do Sesc RJ para a estreia na elite do vôlei nacional no dia 14 de outubro contra o Taubaté, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. No início de outubro, o time também disputa o Campeonato Carioca, ingressando na semifinal da competição, dia 5 de outubro, com adversário a ser definido.