Fonte: CBV
O Circuito Banco do Brasil Nacional conheceu os vencedores da 6ª etapa, realizada no Rio de Janeiro, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. E título para duas duplas que ainda não haviam subido ao pódio nesta temporada. Ouro para Luciana/Luiza Amélia (CE) e Lazzari/Gilmário (SC/PB) na decisão disputada nesta quinta-feira (28.01).
A final feminina foi uma repetição da etapa anterior, realizada em Maringá (PR), mas desta vez com um resultado diferente. Em um jogo marcado por muitas reviravoltas, com oportunidade de match point para Fabíola e Rafaela (DF/PA), a experiência de Luciana e Luiza Amélia foi fundamental para uma virada incrível. Vitória por 2 sets a 1 (17/21, 25/23, 15/13) e o primeiro título de etapa para a parceria cearense nesta temporada.
“Na verdade foi uma revanche, as duas duplas se conhecessem muito bem, a Rafa treinou conosco em Fortaleza durante um período. Mas Amélia e eu jogamos juntas cinco anos atrás, nos separamos quando ela engravidou, e resolvemos volta agora. Temos uma química grande. O bom da nossa dupla é que apesar da idade e cansaço, nunca desistimos. Era um jogo praticamente perdido, mas viramos”, comemorou Luciana
A disputa de bronze foi bem mais curta que a final, com Eunyce e Bárbara (AL/RJ) dominando desde o início, imprimindo velocidade e volume de jogo. Vitória por 2 sets a 0 (21/10, 21/9) sobre Mayana/Solange (TO/DF) e vaga no pódio para ficar mais próxima de subir ao Circuito Brasileiro Open. Antes pelas semifinais, Rafa e Fabíola venceram Mayana/Solange por 2 sets a 0 (21/13, 21/19), enquanto Luciana/Luiza Amélia bateu Eunyce/Bárbara por duplo 21/18.
No torneio masculino, título para uma dupla estreante. No primeiro campeonato juntos, Gilmário e Daniel Lazzari (PB/SC) venceram Vinícius e Márcio Gaudie (RJ) por 2 sets a 1 (22/20, 14/21, 15/9) e levaram o ouro. A partida também foi marcada por reviravoltas, assim como no feminino. Após a final, Lazzari comentou que por pouco não disputou a etapa e comemorou o rápido entrosamento com o jogador paraibano.
“Estava sem parceiro para atuar, Gilmário iria atuar com outro atleta, mas houve um problema e ele me chamou. Nos juntamos sem termos treinado juntos, sem muita expectativa ou cobrança por resultados, também. Foi tudo muito rápido, a cada jogo vencido nossa confiança aumento, o entrosamento foi melhorando e nossa tática encaixou. Foi uma parceria que começou com o pé direito, que continue assim”, disse Lazzari.
Na disputa da medalha de bronze, vitória de Fernandão e Marcus Borlini (ES) por W.O., já que horas antes, na semifinal, Eder (MG) sofreu uma lesão. Ele foi derrotado na semi por Vinícus/Márcio Gaudie por 2 sets a 0 (21/15, 21/13). Já Lazzari e Gilmário avançaram à final com vitória sobre Fernandão e Borlini também por 2 a 0 (21/16 e 24/22).
O time campeão de uma etapa do Nacional recebe R$ 7.250 e todas as equipes da fase de grupos são premiadas. Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos.
O Circuito Banco do Brasil Nacional já passou por Rio de Janeiro, Salvador (BA), Brasília (DF), novamente Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR) em 2015. Após a competição na Urca (RJ), serão realizadas outras duas etapas: Saquarema (RJ), de 15 a 17 de fevereiro, e Fortaleza (CE), de 19 a 21 de abril.