Redação
O Sada Cruzeiro venceu o Fiat/Gerdau/Minas por 3 sets a 0, parciais de (25-20, 36-34 e 25-20) e, como tinha vencido também o primeiro jogo, fechou a série decisiva em 2 a 1, e garantiu o título da Superliga Masculina de Vôlei 2021-22.
Com a vitória, o Sada Cruzeiro aumentou sua hegemonia no atual formato da competição, se tornando o maior campeão, com sete títulos. O primeiro troféu foi erguido na temporada 2011/12. Depois disso, venceu em 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17 e 2017/18. A equipe celeste também conseguiu um feito inédito. Chegou ao quinto título da temporada. Além do título nacional, o time foi campeão do Mundial, do Campeonato Mineiro, da Supercopa e do Sul-Americano.
Apesar do segundo vice seguido (na temporada passada, perdeu para o Taubaté), o Minas segue como o maior vencedor da Superliga. São nove títulos. O último aconteceu na temporada 2006/07. O Sada Cruzeiro é o segundo maior vencedor da competição.
O ponteiro Rodriguinho foi eleito o melhor jogador da partida e ficou com o troféu VivaVôlei. O cubano López foi premiado com o MVP da temporada.
Com a palavra:
William, levantador do Fiat/Gerdau/Minas: “A gente almejou o título, porém nada apaga a grande temporada que o Fiat/Gerdau/Minas fez. Nós mostramos os talentos da nossa base para o Brasil inteiro, um projeto que vem sendo escrito pela diretoria do Minas há oito anos. Os valores foram construídos durante toda a temporada e eu agradeço muito a torcida de todos”, disse o capitão William.
Rodriguinho, ponta do Sada Cruzeiro: “Este título é muito importante, ganhamos alguns títulos este ano, mas este é o mais longo da temporada, e para nos mantermos no nosso melhor é muito difícil. Esta série final foi muito equilibrada e precisamos nos superar. Eu sou hoje um jogador que aprendeu com outros que passaram aqui, como o próprio Filipe, e me considero uma peça que tem a cara deste time”, disse Rodriguinho.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Sada Cruzeiro (MG)
2º Fiat/Gerdau/Minas (MG)
3º Sesi-SP
4º Vedacit Vôlei Guarulhos (SP)
5º Apan/Eleva (SC)
6º Vôlei Renata (SP)
7º Farma Conde Vôlei – São José (SP)
8º Vôlei Funvic Natal (RN)
9º Montes Claros América Vôlei (MG)
10º Brasília Vôlei (DF)
11º Goiás Vôlei (GO)
12º Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG)
SELEÇÃO DA SUPERLIGA MASCULINA 21/22
CRAQUE DA GALERA – Franco (Vedacit Vôlei Guarulhos)
MVP – Lopez (Sada Cruzeiro)
Troféu VivaVôlei – Rodriguinho (Sada Cruzeiro)
Levantador – William Arjona (Fiat/Gerdau/Minas)
Oposto – Franco (Vedacit Vôlei Guarulhos)
Ponteiros – Lopez (Sada Cruzeiro) e Henrique Honorato (Fiat/Gerdau/Minas)
Centrais – Isac (Sada Cruzeiro) e Pinta (Fiat/Gerdau/Minas)
Líbero – Maique (Fiat/Gerdau/Minas)
Técnico – Filipe Ferraz (Sada Cruzeiro)
Árbitro – Silvio da Silveira
Foto: Eliezer Esportes/MTC