Masculino

Sada Cruzeiro é o principal favorito ao título da Superliga masculina de vôlei 2022/23

por: Pedro - Redação

0

Redação

Com mais da metade da primeira fase da Superliga Masculina de Vôlei disputada, o Sada Cruzeiro desponta como o grande favorito a conquistar o título. O time mineiro é o atual campeão e líder da competição na atual temporada. Alguns sites de apostas, como a Midnite, colocam a Raposa como a principal equipe a levantar a taça. 

O Sada Cruzeiro soma 40 pontos e não perde a dez jogos, são dez vitórias seguidas sem perder um set sequer. Até aqui são apenas duas derrotas. A equipe possui mais de 80% de aproveitamento fora de seus domínios. Todos esses ingredientes credenciam o time mineiro como um dos principais candidatos ao título, o que seria a oitava conquista do clube.  

Toda essa boa fase passa pelo bom entrosamento do time, que joga junto a bastante tempo, além dos reforços contratados. Jogadores como o oposto Wallace, o central Lucão e o levantador argentino Nico Uriarte são alguns dos destaques do líder da competição.

Parte do elenco da Raposa nesta temporada. Foto: Reprodução/Sada Cruzeiro
Parte do elenco da Raposa nesta temporada. Foto: Reprodução/Sada Cruzeiro

O técnico Filipe também tem boa parcela de contribuição para a boa fase. Com boa afinidade com o clube ainda como jogador, quando foi um dos líderes do elenco em diversas conquistas, o treinador já está há mais de um ano a frente do clube, e já conquistou alguns títulos.

Nessa temporada 2022/2023, Filipe levou o Sada Cruzeiro as conquistas da Supercopa e Campeonato Mineiro, e ainda briga pela Copa Brasil, além da Superliga. Na temporada passada conquistou a Superliga, Sul-Americano e Mundial de Clubes.

Temporada passada

Na Superliga da temporada anterior, a equipe mineira terminou a primeira fase com a segunda melhor campanha, atrás do rival Minas. Esse pode ser um ponto a levar em consideração quando colocamos o Sada Cruzeiro como o principal favorito ao título. Na atual edição do campeonato, o time faz uma campanha melhor que em 2021/2022.

Principais concorrentes

Nesta primeira fase da Superliga Masculina, alguns times despontam como concorrentes do Sada Cruzeiro. Vôlei Renata (Campinas), Minas, Sesi São Paulo e Vôlei Guarulhos são as equipes que podem ameaçar o favoritismo do Cruzeiro nos playoffs.

O Minas é o atual campeão da Copa Brasil e vice da Superliga. Foto: Orlando Bento/Minas

Dentre esses times que citamos, o Vôlei Renata e o Minas estão à frente dos demais. A equipe de São Paulo ocupa a 2ª colocação e pode ameaçar a liderança do Sada Cruzeiro, apenas sete pontos separam as duas equipes. Já o rival, Minas, faz uma campanha abaixo em comparação a temporada passada, o rival, Minas, faz uma campanha abaixo em comparação a temporada passada, mesmo assim é um forte candidato ao título.

Expectativa

O Sada Cruzeiro ainda tem sete jogos para disputar nesta primeira fase de Superliga, mas ao que tudo indica deve se classificar em primeiro e chegar aos playoffs com muita moral. Aumentando a expectativa do torcedor em relação ao título.

Formato de disputa

Sempre é bom lembrar o formato de disputa da Superliga Masculina de Vôlei. A primeira parte da competição é disputada em pontos corridos, com jogos de ida e volta. As equipes jogam todas contra todas e invertendo o mando de campo.

Depois de disputada a primeira fase, os oito melhores classificam para os playoffs. Nessa etapa, das quartas de final, o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo o sétimo e assim por diante. As partidas são disputadas em sistema melhor de três. A semifinal respeita a mesma regra.

A final é disputada em jogo único, com mando de quadra definido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Essa é uma novidade para esta temporada. Ainda não tem um local definido para a grande final.

Foto: Agênciai7