Redação
O ex-ponta da seleção brasileira masculina, André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, morreu aos 59 anos na última sexta-feira (7). Ele fazia tratamento contra um câncer no sistema linfático e teve reação à quimioterapia. Ele estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Neste domingo (9) pela manhã foi realizada uma cerimônia restrita à família no Memorial dos Guararapes, em Jaboatão (PE).
Pampa marcou época na Seleção Brasileira de Vôlei campeã olímpica em Barcelona (1992). Uma geração fantástica, que tinha jovens como Marcelo Negrão, Tande, Giovanni e Maurício, além de nomes como Carlão e Paulão. O técnico era José Roberto Guimarães.
O ex-jogador teve passagens nos seguintes clubes: Santa Cruz, Copagaz, Pirelli, Lazio Roma/Itália, Palmeiras, Suzano, Olio Venturi Spoleto/Itália, Con Cavi Napoli/Itália, Nec Osaka/Japão, Telepar/Maringá e São Paulo.
Após a aposentadoria, entrou na política, mas sempre ligado ao esporte. Trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010. Entre 2013 e 2015 foi Secretário de Esportes de Campos (RJ) e, em seguida, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.
Pampa era casado com Paula Falbo e tinha duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos.
Foto: Instagram