Notícias

Campeãs olímpicas de Pequim 2008 recebem homenagens

por: Pedro - Redação

0
Créditos: Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV

Redação

Há 10 anos, mais precisamente dia 23 de agosto de 2008, em Pequim, a seleção brasileira feminina conquistava a inédita medalha de ouro olímpica. Neste sábado, (18/08), as jogadoras que participaram da conquista foram homenageadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) antes do amistoso contra os Estados Unidos, no Maracanãzinho.

Estiveram presentes Fabi, Jaqueline, Fabiana, Carol Albuquerque, Fofão, Sheilla, Sassá, Thaísa, Paula Pequeno e o técnico José Roberto Guimarães. Apenas Mari, Walewska e Valeskinha não puderam comparecer à festa.

Antes do título em Pequim, a seleção feminina de vôlei tinha conquistado duas medalhas de bronze: Atlanta 1996 e Sydney 2000. Na China, as meninas alcançaram pela primeira vez a final olímpica e garantiram o ouro ao vencerem os Estados Unidos por 3 sets a 1. Quatro anos depois, boa parte do grupo fez parte também do bicampeonato, com o ouro em Londres 2012, novamente vencendo os EUA na final.

Com a palavra: Paula Pequeno, ex-ponta do Brasil, “Enquanto tocava o hino, lembrei de toda a nossa trajetória. São muitas lembranças. Tivemos que superar muitos obstáculos, dores. Tenho muito orgulho de ter participado de uma geração tão vitoriosa, mas 2008 foi muito especial porque deixei de ir a Atenas em 2004 em razão de uma lesão grave no meu joelho. Então esse ouro tem um significado muito especial em meu coração, dentro da minha memória. E como se não bastasse o tamanho desta conquista, eu ainda ganhei um prêmio individual que qualquer uma de nós poderia ter recebido, pois todas estavam em grande fase. Lembrei desde o dia em que chegamos até o dia que subimos no pódio”, disse Paula.

Leave a comment