Notícias

Circuito Mundial de Vôlei de Praia – Feminino

por: Pedro - Redação

0

Fonte: CBV

O Brasil avançou com quatro duplas à fase eliminatória do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (20.08) foi disputada a última rodada dos grupos e as duplas verde e amarela confirmaram o bom momento. Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Larissa/Talita (PA/AL) venceram e vão direto às oitavas, enquanto Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Maria Clara/Carol (RJ) tropeçaram, mas disputam a repescagem.

As partidas seguem nesta sexta-feira (21.08), justamente com a repescagem e oitavas. Juliana/Maria Elisa encara as canadenses Jamie Broder e Kristina Valjas no sexto encontro entre os times, com vantagem de 4 a 1 para as brasileiras. Já Maria Clara e Carolina enfrentam as alemãs Chantal Laboureur e Julia Sude. As irmãs cariocas venceram o único encontro entre as duplas até hoje, em 2014.

Ágatha e Bárbara Seixas enfrentam o time vencedor do confronto entre as italianas Marta Menegatti/Viktoria Orsi Toth contra Linline Matauatu/Pata Miller, de Vanuatu. Já Larissa e Talita encaram o time americano vencedor do confronto entre Jennifer Fopma/Brittany Hochevar contra Lauren Fendrick/Brooke Sweat. Lili e Carol Horta, medalhistas de bronze no Pan-Americano de Toronto, no Canadá, deram adeus ao campeonato na fase de grupos.

As quartas de final e semifinais serão no sábado (22.08). A final e a disputa de bronze ocorrem no domingo (23.08). Os canais SporTV e Band transmitem o torneio a partir do sábado.

Cabeças de chave número dois, Larissa e Talita encerraram a primeira fase em Long Beach com 100% de aproveitamento. As campeãs do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open tiveram o domínio das ações e superaram as canadenses Jamie Broder e Kristina Valjas por 2 sets a 0 (21/15 e 26/24), em 41 minutos.

Pelo encerramento da fase de grupos, Ágatha e Bárbara Seixas encararam as polonesas Kinga Kolosinska e Monika Brzostek e mantiveram o alto nível de voleibol que as levaram ao título do Campeonato Mundial, vencendo por 2 sets a 0 (21/16 e 21/17), em 39 minutos.

Juliana e Maria Elisa e Maria Clara e Carolina venceram os dois primeiros jogos de seus grupos na estreia, na última quarta, mas não conseguiram desenvolver seu melhor voleibol e foram derrotadas nesta quinta em dois sets diretos por Katrin Holtwick e Ilka Semmler, da Alemanha (21/12 e 21/13) e pelas australianas Taliqua Clancy e Louise Bawden (26/24 e 21/12), respectivamente.

Os times vencedores da etapa de Long Beach nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa, o tour segue para o Grand Slam da Polônia, de 25 a 30 de agosto.

Long Beach receberá uma etapa do tour mundial pelo terceiro ano consecutivo, todos disputados na Praia de Alamitos. Outras nove cidades já sediaram eventos nos Estados Unidos. O município fica no condado de Los Angeles, no sul da Califórnia, na costa do Pacífico. A população de Long Beach é de cerca de 475 mil pessoas.