Fonte: CBV
O Brasil está nas finais dos dois naipes do World Tour Finals, competição que reúne as melhores duplas da temporada e encerra o Circuito Mundial 2015. Após triunfar na semifinal, neste sábado (03.10), Larissa e Talita (PA/AL) vão em busca do ouro em Fort Lauderdale, EUA. Elas encaram as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst neste domingo (04.10). Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), que caíram nas semifinais, lutam pela medalha de bronze.
A decisão do torneio feminino ocorre às 14h (de Brasília) com exibição em VT da partida pelo SporTV às 19h30. O duelo das brasileiras contra as canadenses Bansley/Pavan pelo bronze acontece às 12h (de Brasília). Larissa e Talita buscam o sexto título em seis disputados (contando também torneios nacionais), além do sétimo ouro internacional em 2015.
Para chegar à final, Larissa e Talita (PA/AL) não tomaram conhecimento das canadenses Heather Bansley e Sarah Pavan e venceram por dois sets diretos (21/19 e 21/12), em 37 minutos. Ágatha e Bárbara Seixas, que fizeram um jogo muito disputado contra Ludwig/Walkenhorst, mas acabaram derrotadas por 2 sets a 1 (21/15, 20/22 e 15/13), em 55 minutos, e disputam o terceiro lugar contra o Canadá.
“Vai ser um jogo bom, contra um grande time e que não chegou a final à toa. É um torneio diferenciado, onde estão os melhores do mundo, então estamos muito felizes por ter alcançado a final, que era um dos nossos objetivos para finalizar a temporada”, disse Larissa.
Assim como na fase de grupos, o grande desafio das brasileiras na semifinal seria parar a gigante Sarah Pavan, que anotou os cinco primeiros pontos do Canadá na partida. A saída encontrada por Larissa e Talita foi justamente a que rendeu seis títulos internacionais na temporada, e que classificou o time aos Jogos Olímpicos do Rio 2016: a versatilidade.
Mesmo sem conseguir abrir vantagem, as brasileiras mantiveram a dianteira no placar até a reta final do primeiro set, fechado em 21/19 após ataque na diagonal de Talita. Com Larissa brilhando no saque, o Brasil abriu a maior vantagem na partida até então, com 4/0, e obrigou as adversárias a pedirem tempo. A dupla seguiu implacável no saque, desta vez com Talita e ampliou o placar para 10/5. Com o domínio total as ações, as campeãs brasileiras dilataram o marcador para 18/10 e encaminharam a vaga à decisão. O ponto do jogo foi anotado por Talita, em mais um ataque fulminante.
Do outro lado da chave, a semifinal contra Laura Ludwig e Kira Walkenhorst representava a oportunidade de Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) conseguirem uma revanche. No dia anterior as alemãs haviam superado as campeãs do mundo em dois sets diretos.
E diferentemente de ontem, as brasileiras tiveram a iniciativa do jogo desde os primeiros minutos, igualando o placar em 11/11. Após o tempo técnico, a Alemanha foi mais eficiente na rede e marcou três vezes consecutivas, fazendo as brasileiras a pararem o jogo. Com Laura Ludwig inspirada, as adversárias fecharam a primeira etapa em 21/15.
O equilíbrio se manteve no segundo set, com ambos os times emplacando bons momentos. As alemãs se mantiveram na frente até a casa dos 14 pontos, quando a Brasil alcançou a virada e entrou em vantagem na reta final da parcial. Bárbara Seixas, no bloqueio, levou a decisão para o tie-break, com 22/20.
Os times iniciaram o terceiro set empatados. Ágatha e Bárbara Seixas chegaram a abrir dois pontos de vantagem, com 8/6, mas cederam a igualdade na seqüência. Embalada, a Alemanha abriu 13/10, mas as brasileiras, buscavam novamente a igualdade, em 13/13. Só que no momento decisivo, as rivais foram mais eficientes e fecharam o set em 15/13 e o jogo em 2 sets a 1.
Criado nesta temporada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o World Tour Finals tem formato semelhante ao Super Praia, disputa idealizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e que reúne as melhores duplas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open.
O torneio conta com a presença das dez duplas mais bem ranqueadas no Circuito Mundial, entre elas os representantes do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, e distribuirá ao todo 500 mil dólares, com um prêmio de 100 mil dólares para a parceria campeã de cada naipe. Os vice-campeões recebem 60 mil dólares e os medalhistas de bronze ficam com 30 mil dólares.
Será a terceira competição da temporada 2015 disputada nos EUA, após a realização dos Grand Slams de Saint Petersburg e Long Beach.
Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial já começa a disputa de torneios válidos pela temporada 2016. O primeiro será realizado no México, de 5 a 11 de outubro, no balneário de Puerto Vallarta, com um formato Open, que dá ao time campeão 500 pontos no ranking.