Notícias

Circuito Mundial: Vai começar o Rio Open 2015

por: Pedro - Redação

0
foto: Divulgação/CBV
foto: Divulgação/CBV

Fonte: CBV

O congresso técnico do qualificatório do Rio Open, etapa brasileira do Circuito Mundial 2015, definiu os confrontos que ocorrem a partir desta quarta-feira (02.09). Serão 28 duplas disputando as últimas oito vagas à fase de grupos no feminino. Entre os homens, 23 times duelam pelo mesmo número de lugares no torneio principal. Ao todo, 33 partidas serão disputadas a partir das 9h, na Praia de Copacabana.

VEJA OS CONFRONTOS DO QUALIFICATÓRIO MASCULINO

VEJA OS CONFRONTOS DO QUALIFICATÓRIO FEMININO

O Brasil será representado por 16 duplas no qualificatório feminino e outras 17 no qualificatório masculino. Entre eles, os campeões da primeira etapa do Circuito Brasileiro 15/16, Guto e Saymon (RJ/MS), que venceram o primeiro jogo por bye e disputarão apenas uma partida. As irmãs Maria Clara e Carol (RJ), vice-campeãs brasileiras da última temporada também disputarão uma partida em busca da vaga na fase de grupos.

O Rio Open contará com uma arena central para 2,8 mil pessoas, com outras cinco quadras de jogo e duas quadras de aquecimento. Além do local da arena na Praia de Copacabana, que será o mesmo dos Jogos Olímpicos, o sistema de disputa do torneio também será realizado exatamente como ocorrerá em 2016 (com exceção do qualificatório).

Formato de Disputa
Torneio Qualificatório: 32 times (máximo)
Os confrontos são definidos com base na pontuação das duplas no ranking de entradas. O time cabeça de chave número 1 enfrenta a dupla ranqueada na 32º posição. As partidas são eliminatórias. Os 16 vencedores da primeira fase se enfrentam novamente na segunda rodada, que define os oito times classificados à fase de grupos.

Torneio Principal: 24 times
As equipes são divididas em seis grupos de quatro times, de acordo com a posição no ranking, jogando entre si. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados (através de índice técnico) avançam direto às oitavas-de-final. Os outros quatro terceiros de cada chave disputam uma partida eliminatória direta chamada ‘lucky-loser’ e os vencedores se juntam aos outros times nas oitavas-de-final.

Fase eliminatória simples: 16 times
Os oito vencedores das oitavas-de-final, em partidas eliminatórias diretas, avançam às quartas-de-final do torneio. O formato segue da mesma forma, definindo os quatro semifinalistas.

Fase semifinal e fase final: 4 times
Os vencedores das semifinais disputam o título da competição carioca, enquanto os times derrotados se enfrentam pela medalha de bronze.