Notícias

Circuito Mundial Vôlei de Praia – Feminino

por: Pedro - Redação

0

Fonte: CBV

Desde o retorno da capixaba Larissa às areias, um confronto era bastante aguardado pelos amantes do vôlei de praia. E ele acontecerá neste domingo (23.08), quando as brasileiras Larissa e Talita (PA/AL) enfrentam a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira April Ross na decisão do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos. A partida ocorre às 15h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 3.

Para alcançar a decisão, Larissa e Talita (PA/AL) conquistaram duas vitórias neste sábado (22.08), pelas quartas de final e semifinal. Na primeira partida do dia, superaram com tranquilidade as espanholas Elsa Baquerizo e Liliana Fernandez por 2 sets a 0 (21/15, 21/14), em35 minutos, e na sequência as australianas Louise Bawden e Taliqua Clancy por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 42 minutos de partida.

É a primeira final de Walsh e Ross na temporada, já que a tricampeã olímpica e mãe de três filhos sofreu com duas lesões no ombro neste ano. Já Larissa e Talita chegam pela quarta vez em uma final no Circuito Mundial 2015, tendo vencido as outras três, no Grand Slam de Moscou, Major Series de Porec e Major Series de Gstaad. Os dois times chegam com campanhas perfeitas à decisão, com seis vitórias e nenhuma derrota.

O último encontro entre Larissa e Walsh ocorreu no Grand Slam de Moscou, em 2012, quando a brasileira atuava ao lado de Juliana, enquanto a norte-americana, que venceu aquele duelo pela semifinal, por 2 sets a 0, ainda jogava com Misty May-Treanor.

O Jogo
O último passo antes da final contra Walsh e Ross foi dado diante das australianas Louise Bawden e Taliqua Clancy. A parceria abriu 3/1 após ace de Larissa, e com Talita aparecendo bem no bloqueio. A vantagem foi ampliada para 7/3 após grande recuperação do time brasileiro e a capixaba aplicando uma largada rente à rede.

O lance deu moral para o Brasil, que seguiu em vantagem no marcador. As atletas australianas buscavam na envergadura de Clancy e em bolas de segunda suas principais armas para encostarem no placar. E conseguiram diminuir a distância para um único ponto, com 13/12.

Experientes, Larissa e Talita não se intimidaram e na categoria da sul-mato-grossense abriram 20/15 para fechar a parcial em 21/17, após erro não forçado australiano.

O primeiro ponto do segundo set foi verde-amarelo, após grande rally fechado por Larissa. Só que, diferentemente da primeira etapa, as australianas não deixaram as brasileiras abrirem vantagem e empataram em 6/6. Apesar da pressão, em nenhum momento as adversárias conseguiram passar a frente do placar.

Na casa dos 11 pontos, Larissa e Talita conseguiram quebrar o serviço australiano e se mantiveram em vantagem até o momento de definição. Um bloqueio de Talita abriu o caminho para a vitória, com 20/17. O ponto do jogo foi anotado por Larissa, com 21/18 em largada de personalidade de Larissa.

Os times vencedores da etapa de Long Beach nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa, o tour segue para o Grand Slam da Polônia, de 25 a 30 de agosto.

Long Beach receberá uma etapa do tour mundial pelo terceiro ano consecutivo, todos disputados na Praia de Alamitos. Outras nove cidades já sediaram eventos nos Estados Unidos. O município fica no condado de Los Angeles, no sul da Califórnia, na costa do Pacífico. A população de Long Beach é de cerca de 475 mil pessoas.