
(João Neto/Fotojump)
Fonte: ZDL – Rafael Zito
O Vôlei Nestlé abriu com vitória o confronto de semifinal da Superliga 2016/17 diante do Dentil/Praia Clube, com o ginásio lotado (4 mil pessoas) e uma grande festa nas arquibancadas. Nesta sexta-feira (31), o time comandado pelo técnico Luizomar superou o adversário de Uberlândia, por 3 sets a 1, parciais de 25/27, 25/17, 25/12 e 25/13, com duração de 1h47min. Tandara e Bia foram decisivas, com a ponteira sendo a maior pontuadora, com 26 acertos, e a central a melhor em quadra, saindo com o troféu VivaVôlei. A equipe de Osasco jogou desfalcada da levantadora Dani Lins, que teve problemas particulares e não foi relacionada.
Bia teve uma noite inspirada com eficiência em ataques, bloqueios e marcou também um ace. “Ganhar o VivaVôlei, fazer vários bloqueios (marcou 10 pontos no fundamento) e levantar essa torcida é uma sensação de muita alegria. Jogamos muito bem taticamente, mas não tem nada ganho ainda. Sabemos do potencial delas e precisamos continuar focadas para enfrentá-las agora em Uberlândia, o que não será nada fácil”, disse a central. O segundo compromisso diante do adversário desta semifinal será na terça-feira (4/4), novamente às 19h, no ginásio do Praia Clube.
Tandara destacou o poder de recuperação da equipe, após a derrota na primeira parcial. “O determinante para a vitória foi diminuir os erros e se impor a partir do segundo set. Tivemos um deslize na reta final da primeira parcial, mas depois o nosso jogo fluiu nas outras três. Conseguimos colocar o nosso ritmo e passando a responsabilidade para o lado delas. A característica do Vôlei Nestlé é jogar com alegria e fizemos isso muito bem. Mas temos que seguir adiante porque na terça-feira já teremos um confronto extremamente difícil fora de casa”, analisou a ponteira.
Experiente, Carol Albuquerque destacou a atuação coletiva. “Deu gosto de ver o time jogando. A equipe poderia sentir a ausência da Dani Lins, por ser uma das líderes do elenco, mas suprimos isso jogando juntas, com uma ajudando a outra o tempo inteiro. Isso fez uma grande diferença. Estou aqui para ajudar e conseguimos sair com uma vitória em casa nessa série melhor de cinco. Sair em vantagem é importante, mas sabemos que tem muita coisa pela frente”, comentou a levantadora.
Em 13 partidas em Osasco, Tandara e suas companheiras ganharam sete, por 3 sets a 0, quatro, por 3 a 1, e duas, por 3 a 2. Na fase de classificação, o Vôlei Nestlé foi superado pelo Dentil/Praia Clube, no primeiro turno, em Uberlândia, por 3 sets a 2, parciais de 16/25, 25/22, 23/25, 25/21 e 17/15. Na ocasião, Tandara foi a maior pontuadora, com 23 acertos. No returno, no José Liberatti, a equipe de Osasco marcou 3 a 0, com séries fechadas em 25/15, 25/22 e 25/22. Tandara novamente foi a jogadora que mais pontuou, com 17 bolas no chão. Na história da Superliga, os clubes se enfrentaram 23 vezes, com 20 vitórias para o time comandado por Luizomar e três para o Praia Clube.
O Vôlei Nestlé chegou para este primeiro jogo liderando as estatísticas da CBV no fundamento ataque com 27,38% de eficiência, sendo segundo em saque, com 6,18%, e em defesa, com 41,35%, e quarto em bloqueio, com 29,81%. Individualmente, Tandara aparece como terceira melhor atacante, com 26,65% e a primeira em saque, com 10,04%. A ponteira é também a terceira maior pontuadora com 334 acertos. Camila Brait é a terceira em defesa, com 40,32%, e Bia, quinta colocada em aproveitamento de bloqueios com 32,47%, é a jogadora que lidera em pontos anotados neste fundamento, com 98 acertos.
O jogo – Como era de se esperar, a série foi equilibrada. As duas equipes procuraram forçar o saque e conseguiram quebrar o passe. Com isso, o bloqueio funcionou de ambos os lados e o contra-ataque acabou sendo uma tônica. Na fase decisiva do set, Tandara fez quatro prontos seguidos e o Vôlei Nestlé chegou a ter a chance de fechar com 24/23. Mas não aproveitou e uma boa sequência do Praia definiu a parcial em 27/25.
O Vôlei Nestlé e Tandara voltaram com tudo. Tanto que rapidamente a ponteira marcou 5 pontos e sua equipe abriu 8/3. Depois foi a vez de Bia assumir o protagonismo e marcar três vezes seguidas, 12/5. A partir daí, as donas da casa mantiveram o ritmo e administraram a diferença até fechar a série em 25/17, com Gabi, empatando a partida. Tandara marcou 8 pontos e Bia 7.
Repetição do set anterior. As donas da casa forçaram o saque e aproveitaram os contra-ataques. Resultado: 13/3, com quatro pontos de Gabi, que levantou o ginásio ao marcar num ataque do fundo de quadra. Sem perder a concentração, o Vôlei Nestlé foi abrindo vantagem, com a eficiência de Bjelica (marcou 4 pontos), e finalizou sem dificuldade em 25/12.
Embalado pela torcida, que cantou o tempo inteiro, o Vôlei Nestlé manteve o ritmo e continuou forte. Tandara vibrou muito ao fazer 9/3 e Gabi marcou duas vezes, para abrir 16/8. Aí foi a vez de Bjelica confirmar a boa fase e somar mais 4 dos 7 pontos que fez na série, 23/13, com um ace. Bia, um dos destaques do time, fez mais um bloqueio, 24/13, e Tandara fechou o set em 25/13 para vibração completa do ginásio José Liberatti.
Pelo Vôlei Nestlé jogaram e marcaram: Carol (3), Bjelica (14), Tandara (26), Malesevic (1), Bia (18), Nati Martins (5) e a líbero Camila Brait. Entraram: Gabi (12). Técnico: Luizomar de Moura.
Pelo Dentil/Praia Clube jogaram e marcaram: Claudinha, Ramirez (7), Alix Klineman (13), Michelle (7), Natasha (10), Ednéia (5) e a líbero Tássia. Entraram: Ellen (2), Carla (2), Malu (3), Jú Carrijo (1) e Mariana Galon. Técnico: Ricardo Piccinin.