
Fonte: CBV
O Sada Cruzeiro é bicampeão mundial masculino de clubes. Neste sábado, a equipe celeste venceu o Zenit Kazan, da Rússia, na grande decisão do Campeonato Mundial de Clubes masculino de vôlei por 3 sets a 1 (25/20, 21/25, 27/25 e 25/21), no ginásio Divino Braga, em Betim (MG). Na disputa pelo bronze, o UPCN, da Argentina, superou o Paykan Tehran, do Irã, por 3 sets a 2 (21/25, 22/25, 25/20, 25/23 e 16/14).
O ponteiro Leal, do Sada Cruzeiro, foi o nome da final e terminou a partida como o maior pontuador, com 22 pontos. O atacante cubano ainda ficou com o prêmio de melhor jogador da competição. O central Éder também teve uma atuação segura, com nove acertos. Pelo lado do Zenit Kazan, o cubano Leon foi quem mais marcou, com 19 pontos.
Ao final do confronto, o levantador William não segurou a emoção e afirmou estar muito feliz pelo momento especial na carreira.
“É um momento de uma alegria incrível. Estamos vivendo algo mágico e é muito bom ser bicampeão mundial. O grupo está todo de parabéns e preciso agradecer a minha família, esposa, mãe e ao meu pai, que não está conosco há 19 anos, mas tenho certeza que mesmo do céu continua de alguma maneira do nosso lado. Agora, é hora de comemorar esse título”, disse William, que foi eleito o melhor jogador da sua posição na competição.
O jovem oposto Alan, de 21 anos, que participou de momentos importantes da decisão, destacou a preparação da equipe celeste para o Mundial de clubes.
“Trabalhamos muito duro para essa conquista. O grupo sempre me deixou muito a vontade e a sensação de campeão mundial é indescritível. Toda a nossa equipe está de parabéns”, afirmou Allan.
O treinador do Sada Cruzeiro Marcelo Mendez destacou a atitude apresentada pelo time mineiro durante a competição.
“O sentimento é incrível. Nós somos o primeiro time brasileiro a vencer o Mundial de Clubes duas vezes. A equipe fez uma grande partida não somente tática, mas demostrando atitude e um grande espírito para ficar com a medalha de ouro. Essa equipe mostrou mais uma vez um grande desempenho em todos os aspectos da partida”, explicou Marcelo Mendez.
Seleção do campeonato:
Melhor ponteiro – Wilfredo León Venero (Zenit Kazan)
Segundo melhor ponteiro – Todor Aleksiev (UPCN San Juan)
Melhor central – Nikolay Nikolov (Paykan Tehran)
Segundo melhor central – Alexander Gutsalyuk (Zenit Kazan)
Melhor líbero – Serginho (Sada Cruzeiro Vôlei)
Melhor levantador – William (Sada Cruzeiro Vôlei)
Melhor oposto – Maxim Mikhaylov (Zenit Kazan)
MVP – Leal (Sada Cruzeiro)