Fonte: Tulio Calegari – Assessoria Praia Clube
A equipe do Dentil/Praia Clube anunciou a contratação da campeã olímpica Fernanda Garay Rodrigues, 30 anos, para a temporada 2017/2018. Mais conhecida como Fê Garay, a experiente atleta chega ao Praia Clube após quatro temporadas no exterior. No currículo, são vários títulos com os clubes que defendeu ao longo da carreira e com o manto verde-e-amarelo. Além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, a gaúcha também faturou a Copa dos Campeões, Grand Prix, Pan-americano, para citar algumas competições relevantes. Individualmente, Garay fora por inúmeras vezes melhor ponteira, atacante, passadora, sacadora. Na temporada 2012/2013 da Superliga, por exemplo, foi eleita a melhor jogadora da competição nacional.
A atleta está bastante entusiasmada para este novo desafio na vitoriosa carreira. “É com muita alegria que volto ao Brasil após todos esses anos. Será uma honra defender o Dentil/Praia Clube na temporada 2017/2018, uma equipe genuinamente guerreira. Agradeço o apoio de todos os torcedores e digo que darei o melhor de mim em todas as partidas. Não vejo a hora de encontrá-los”, contou.
Trajetória
Desde cedo, Fernanda Garay queria ser jogadora de vôlei. Teve passagens por times como São Caetano, Minas e Pinheiros, bem como pela Seleção Brasileira de base. Os ataques potentes e sua agilidade em quadra despertaram interesses em times importantes. Aceitou a proposta, então, do time NEC Red Rockets, do Japão, para a temporada 2010/2011. Essa experiência na Ásia contribuiu muito para que Fernanda ganhasse destaque internacional, pois, como ela mesma conta: – era a principal atacante do time naquela ocasião.
Em setembro de 2010, foi convocada para substituir a jogadora Mari na Seleção Brasileira, para a disputa do Campeonato Mundial no Japão. Em 2011, foi contratada pelo Vôlei Futuro, de Araçatuba (SP), para a Superliga 2011/2012, conquistando o terceiro lugar na competição.
Em 2012, Fernanda sagra-se campeã Olímpica em Londres, jogando como titular e realizando ações importantes, como os saques no jogo contra a seleção russa em que o Brasil salvou seis Match Points. Além disso, também foi autora do último ponto da final contra a seleção norte-americana e, de quebra, a melhor passadora das Olimpíadas.
No mesmo ano, a atleta é contratada pelo Osasco (SP) conquistando o Mundial de Clubes 2012, em Doha, no Catar, e o segundo lugar na Superliga 2012/2013, sendo eleita a melhor atacante e jogadora do campeonato. Ela, aliás, é a profissional que mais pontuou em uma só partida na história da Superliga, ao fazer 36 pontos durante o embate entre Osasco (SP) e Sesi-SP.
Já no ano de 2013, a campeã Olímpica consagrou-se ainda mais, conquistando os torneios de Montreux e Alassio com a Seleção, nos quais foi eleita MVP. Ainda em 2013, foi fundamental nas conquistas do Grand Prix, no qual foi a maior pontuadora do Brasil na competição, e do Sul-americano, sendo eleita uma das melhores ponteiras. No final de setembro, transferiu-se para a Turquia, para defender o Fenerbahçe, time pelo qual foi contratada para a temporada 2013/2014, jogando ao lado de Alisha Glass, Derya Cayirgan, além de ser treinada pelo técnico italiano Marcelo Abbondanza.