Fonte: CBV
O Gabarito/UNIPAC/FUTEL, de Uberlândia (MG), é o campeão da Liga Nacional Sub-23 2015. Neste domingo (30.08) o time mineiro venceu o CRB (AL) por 3 sets a 0 (25/17, 25/11 e 25/16), em 1h15 de jogo no ginásio FAV/V2, em Maceió (AL). Além de chegar no lugar mais alto do pódio a equipe de Minas Gerais ainda assegurou vaga na Superliga B 2016.
No jogo a torcida local colocou pressão o tempo todo, mas o time do Gabarito/UNIPAC/FUTEL manteve a tranquilidade o tempo todo. Do outro lado, o time alagoano, formado majoritariamente por atletas de categoria infanto-juvenil, sentiu o nervosismo da decisão e exagerou na quantidade de erros. Ao fim da partida o treinador da equipe mineira, Manoel Honorato, destacou a frieza do grupo na hora de decidir.
“Conseguimos alcançar nosso objetivo. O fator determinante foi a nossa tranquilidade. Estudamos bastante nosso adversário, mas sabíamos que teríamos a torcida contra como uma das armas, e soubemos manter o equilíbrio emocional”, contou Honorato.
O levantador Heitor, capitão do Gabarito/UNIPAC/FUTEL, fez coro com o treinador, ao comentar sobre a atitude dos companheiros dentro de quadra na final.
“Este foi um campeonato difícil. Eu acreditava muito neste time. Tivemos sempre paciência na virada de bola. Sabíamos que a torcida local apoiaria o CRB e que teríamos que suportar a pressão. Mas conseguimos manter a tranquilidade ao longo da partida e chegamos ao título”, disse Heitor.
Antes da grande decisão, o P M Castro (PR) conquistou a medalha de bronze ao derrotar, de virada, o Vitória/FSBA (BA) por 3 sets a 1 (24/26, 25/14, 25/14 e 25/19), em 1h57 de disputa. Apesar do revés no primeiro set o time paranaense voltou para a segunda parcial mais concentrado e com um bom volume de jogo dominou as ações no restante da partida.