Redação
A cidade do Recife (PE), teve o privilégio de sediar a final da Superliga feminina 2023/24, neste domingo (21), entre Dentil Praia Clube e Gerdau/Minas, disputada no ginásio Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul. Em uma partida muito disputada, o Minas conquistou o título por 3 sets a 1, com parciais de (25- 22, 21-25, 25-16, e 25-21). Com isso, o time de Belo Horizonte alcança o pentacampeonato do torneio.
Foi o sexto título do Minas, que agora se isola como segundo clube com mais conquistas na história da competição. O clube estava empatado com o Osasco. O maior vencedor é o Rio de Janeiro, com 10 troféus.
No confronto recente com Dentil/Praia Clube, o Minas venceu em 2019, 2021 e 2022. O clube de Uberlândia, porém, interrompeu a hegemonia rival na temporada passada e conquistou o título com uma vitória por 3 sets a 0.
Yonkaria Peña, do Gerdau/Minas, foi eleita a melhor em quadra e levou o troféu VivaVôlei. A ponteira também foi a maior pontuadora da partida com 23 pontos. No Dentil/Praia Clube a maior pontuadora foi a ponteira Sofya Kuznetsova com 17 pontos
Confira as premiações:
- MVP: Kisy (Gerdau/Minas)
- Melhor oposta: Kisy (Gerdau/Minas)
- Melhor levantadora: Brie King (Sesc RJ Flamengo)
- Melhores ponteiras: Kuznetsova (Dentil/Praia Clube) e Roni (Sesc RJ Flamengo)
- Melhores centrais: Adenízia (Dentil/Praia Clube) e Thaísa (Gerdau/Minas)
- Melhor líbero: Camila Brait (Osasco São Cristóvão Saúde)
- Melhor técnico: Nicola Negro (Gerdau/Minas)
- Jogadora revelação: Júlia Kudiess (Gerdau/Minas)
- Troféu VivaVôlei de melhor jogadora da final: Yonkaria Peña (Gerdau/Minas)
- Melhor árbitro: Marcelo Leandro
Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube