Redação
A seleção brasileira feminina de vôlei estreará na terceira semana da competição às 14h05 (horário local)/15h05 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20.07) contra a Bélgica, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Brasileiras e belgas formam, ao lado da Holanda e dos Estados Unidos, o grupo I da competição.
O Brasil já venceu a Bélgica por 3 sets a 0 na primeira semana do Grand Prix, em Ancara, na Turquia. Nos confrontos diretos entre as equipes pelo Grand Prix, o Brasil levou a melhor nas sete partidas que disputou contra as belgas e perdeu apenas um set.
O Brasil aparece na sétima colocação na classificação geral, com nove pontos (três vitórias e três resultados negativos). A Sérvia lidera, com 15, seguida pela Holanda, com 15 e um pior saldo de sets, pelos Estados Unidos, com 13, a Itália, com 10, a China, com 10 e o Japão, com 9, mas com um melhor saldo de sets do que as brasileiras.
O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise do momento atual da brasileiras na competição e falou da luta pela classificação para fase final. O Brasil enfrentou mais de 40 horas de viagem para chegar a Cuiabá, sede da etapa brasileira da competição.
“A preocupação que tenho com o andamento do Grand Prix é conseguir treinar. Por conta das viagens e diferentes fusos não estamos conseguindo treinar. Temos um time novo que precisa de treinamento. Precisamos de bons resultados nesta etapa. Teremos a Bélgica como primeiro adversário. Nós ganhamos da Bélgica na primeira etapa. É um adversário perigoso e vamos buscar melhorar o nosso sistema defensivo. Teremos que defender mais e sacar melhor. Logo depois teremos pela frente a Holanda e os Estados Unidos que já estão praticamente classificados para fase final. Não podemos cometer erros nessa etapa. O importante nesses jogos é a superação e também contarmos com o apoio da torcida brasileira”, disse José Roberto Guimarães.
No primeiro fim de semana da competição, o Brasil venceu a Bélgica e a Turquia, respectivamente, por 3 sets a 0 e 3 sets a 2 e foi superado pela Sérvia por 3 sets a 0. Na segunda semana, as brasileiras estrearam com vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0 e foram superadas pela Tailândia pelo mesmo placar e pelo Japão por 3 sets a 2.
O Brasil é o atual campeão do Grand Prix e luta pelo 12º título da competição.