Notícias

Liga Mundial: Brasil é finalista e pega a Sérvia

por: Pedro - Redação

0
Wallace maior pontuador do jogo passa pelo bloqueio duplo – Foto: Divulgação FIVB

 

Redação

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a França neste sábado (16.07) e decidirá o campeonato contra a Sérvia, neste domingo (17.07), às 15h30. A vitória sobre os franceses foi conquistada depois de muito equilíbrio, por 3 sets a 1, com parciais de 25-16, 23-25, 28-26 e 33-31, na Tauron Arena, em Cracóvia, na Polônia.

No duelo entre Brasil e França, destaque para os opostos. O francês Rouzier marcou 27 pontos, mas o brasileiro Wallace foi o maior pontuador da partida, com 29.

 

O JOGO

Apesar da França abrir o placar da partida, o Brasil chegou na primeira parada técnica em vantagem, 8-5. Aos poucos a equipe brasileira foi abrindo e a diferença aumentando, 14-10. Com um domínio absoluto do set, o Brasil foi administrando e fechou em 25-16.

O segundo set começou equilibrado, mas o com um saque efetivo, os franceses assumiram o comando do placar. Com isso os franceses chegaram na primeira parada técnica com uma diferença de quatro pontos, 8-4. O Brasil até diminuiu a diferença para 8-6, mas o adversário voltou a abrir em 13-7. Embora a equipe brasileira tenha buscado o empate, 14-14, no ace de Lucarelli, 15-14. Com Wallace, o Brasil fez 18-16. Os franceses chegaram ao empate, 19-19 e passaram a frente em 21-20. No ace de Le Roux, o adversário fez 23-21 e Bernardinho parou o jogo. Mas a França fechou em 25-23.

Os franceses voltaram do intervalo embalados e, com Kevin Le Roux no saque, abriram 3-0. A França obrigava os brasileiros a cometerem erros e na primeira parada técnica, o placar apontava 8-4 para a França. A equipe brasileira foi reduzindo a desvantagem, 10-8. Com o set mais equilibrado, o Brasil buscou novamente e deixou tudo igual em 15-15. O set seguiu disputado ponto a ponto, com novo empate em 17-17. O equilíbrio seguia, novo empate em 23-23. No bloqueio de Evandro, 24-23. A parcial ficou igual em 25-25 e 26-26. No final, vitória do Brasil por 28-26.

A seleção brasileira teve um bom início no quarto set e abriu 3-1. A França reagiu e empatou em 3-3 e virou o placar em 6-5. Os franceses conseguiram marcar o oposto brasileiro Wallace, e em longa passagem de Ngapeth pelo saque, a vantagem adversária passou a 14-8. Com Éder no saque, os brasileiros buscaram a reação e fizeram 16-13. No ace de Éder, 16-15. Ainda com Éder no saque, o Brasil marcou 10 pontos seguidos sem deixar o adversário pontuar: 20-16. A França não permitiu a reação e deixou tudo igual em 20-20. A partir dai o equilíbrio era total, com as seleções virando bolas. No final, vitória do Brasil por 33-31.

COLETIVAS

Bernardo Rezende, técnico do Brasil: “É sempre um grande desafio jogar contra a França. Nos últimos três anos eles estão mostrando um nível fantástico. Eles têm um serviço excelente e jogadores talentosos, mas não é apenas isso, o sistema de jogo, sua defesa é incrível, nós tentamos aprender com eles. Estou orgulhoso da minha equipe, de como eles reagiram à pressão. Agora precisamos descansar e nos preparar para a final contra a Sérvia”.

Laurent Tillie, treinador da França: “Eu acho que foi um jogo incrível. Perdemos o nosso foco no primeiro set. Nós começou a sacar muito bem quando Julien Lyneel entrou em quadra e foi um momento importante para nós. Perdemos porque o Brasil jogou melhor e os detalhes fizeram a diferença. Precisamos estar focados em cada aspecto: bloqueio, defesa, posicionamento, cada conjunto. Recebemos uma lição muito boa do Brasil. Estou muito orgulhoso da minha equipe, amanhã vamos jogar contra a Itália pelo bronze”.

Bruno Rezende, capitão do Brasil: “Eu acho que foi realmente um grande jogo. Jogamos contra um das equipes mais forte do mundo. Não é fácil jogar contra uma equipe que coloca muita pressão – eles tem um excelente saque. Nós usamos bem a nossa inteligência e nossa concentração, mesmo quando estávamos perdendo. Acho que neste jogo mostramos a nossa força e a qualidade da nossa equipe. Amanhã será outro jogo duro e precisamos jogar como fizemos esta noite”.

 

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Maurício Borges e Lucarelli. Libero: Serginho
Entraram – Evandro, William, Lipe
Técnico: Bernardinho

FRANCA – Rouzier, Toniutti, Ngapeth, Le Roux, Le Goff e Marechal. Libero: Grebennikov
Entraram – Lyneel, Clevenot, Pujol, Rossard
Técnico: Laurent Tillie

A seleção da Sérvia passou pela Itália neste sábado depois de outra disputa bastante equilibrada. Os sérvios só garantiram a vaga na final no tie break e serão os adversários do Brasil neste domingo. Itália e França disputam o terceiro lugar a partir das 12h30 – também no Horário de Brasília.