
Redação
A Sérvia nas cinco vezes que teve a chance de ser campeã, em todas elas bateu na trave. Para o Brasil perdeu o ouro por duas vezes. Jogando muita bola, a equipe de Nikola Grbic venceu a de Bernardinho em maiúsculos 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-22 e 25-21, na decisão em Cracóvia, na Polônia, conquistando pela primeira vez o título da Liga Mundial.
O oposto Wallace foi o maior pontuador do confronto com 18 acertos, dois a mais do que Marko Ivovic da Sérvia. Os dois entraram para os melhores do campeonato. O brasileiro como o oposto. O sérvio como o melhor ponteiro e MVP. Já, Maurício Souza foi eleito o primeiro central e Srecko Lisinac, da Sérvia, o segundo. Também estão na formação o ponteiro Antonin Rouzier e o líbero Jenia Grebennikov, da França; e o levantador Simone Giannelli, da Itália.
A Sérvia começou bem o primeiro set e construiu de cara uma vantagem de 2-0. Srecko Lisinac começou soltando o braço para desespero da defesa do Brasil. Com dois bloqueios seguidos de Maurício Souza, a seleção brasileira assumiu o comando do marcador em 6-5. Mas, os europeus não se intimidaram e fecharam a primeira parada técnica em 8-6. Wallace tentava manter o jogo equilibrado. Só que os erros na recepção e no serviço permitiam que a Sérvia abrisse cinco pontos, 18-13. Mesmo com o esforço de Mauricio Borges, o Brasil foi derrotado em 25-22.
Não havia dúvida de que a equipe de Nikola Grbic queria ganhar seu primeiro título da Liga Mundial, especialmente em face da sua ausência nos Jogos Olímpicos do Rio. Já na primeira parada técnica do segundo set, os sérvios já venciam em 8-5. Maurício Souza variava o saque e o Brasil empatava, 12-12. Num piscar de olhos os sérvios voltaram a assumir o placar, 15-13. O Brasil ensaiava uma reação com as passagens de Bruninho e Lucarelli pelo saque, 21-20. Mas a Sérvia manteve-se viva e fechou o set em 25-22.
No terceiro set, Lipe virou titular, enquanto Borges foi para o banco. A troca fez pouco efeito, e a seleção não conseguiu corrigir os problemas na recepção. Éder também entrou, mas, diante da falta de passe, pouco apareceu na rede. Para piorar, os erros se prolongaram para outros fundamentos. O saque brasileiro fez pouco efeito sobre os passadores sérvios, muito seguros. O ataque também esteve aquém do esperado. Lucarelli, jogador mais regular da equipe na Liga Mundial, esteve irreconhecível. Em um dia especial, a Sérvia depois de cinco vices, podia gritar que era a campeã.
EQUIPE
BRASIL – Bruno, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Maurício Borges e Lucarelli. Libero: Tiago Brendle
Entraram – Evandro, William, Lipe, Éder
Técnico: Bernardinho
SERVIA – Kovacevic, Ivovic, Jovovic, Luburic, Podrascanin e Lisinac. Libero: Majstorovic
Entraram – Nikic
Técnico: Nikola Grbic
COLETIVA
Nikola Grbic, treinador da Sérvia: “Quero parabenizar os meus jogadores, porque eles me apoiaram durante três meses, principalmente em alguns momentos que eu fiquei insuportável. Mas isso é só comigo. Pedi-lhes para vir aqui para a final e jogar como sempre jogamos. Eu sabia que precisávamos sofrer muito se quiséssemos alcançá-lo. Então é por isso que estou dizendo que era difícil estar comigo todos os dias. Estou orgulhoso da equipe, porque eles confiaram em mim, sempre tive fé em mim. Eu apenas gostaria de agradecer.
Bernardo Rezende, técnico do Brasil: ” A Sérvia merece apenas elogios, o seu treinador pelas táticas que ele escolheu. É difícil dizer algo sobre o jogo. Em três jogos que fizemos erramos muito. Quero pedir desculpas aos torcedores e aqueles trabalharam tão duro. Nosso principal objetivo é os Jogos Olímpicos, então agora precisamos pensar sobre as coisas boas e aprender com os nossos erros. Obrigado a Polônia, obrigado pela hospitalidade, esta semana foi incrível. Cracóvia é uma cidade grande. Katowice era nossa cidade, mas também conheci pessoas fantásticas aqui – obrigado”.
Dragan Stankovic, capitão da Sérvia: “O que posso dizer ?. É difícil vencer o Brasil em qualquer competição, por isso, os três a zero é um resultado especial. Nós jogamos a final também no ano passado. Lembro-me que estávamos relaxados, nós estávamos rindo e perdemos por 3-0. Este ano eu vi que aprendemos alguma coisa com esse jogo e desta vez, entramos em quadra concentrados e lutando por cada ponto. Eu vi a partir do segundo set, que estávamos prontos para ganhar a medalha de ouro pela primeira vez. Quero felicitar os meus companheiros de equipe, eles lutaram até a última gota.
Bruno Rezende, capitão do Brasil: “Parabéns a equipe sérvia. Eles jogaram muito bem, muito melhor do que nós. Eles colocaram pressão e cometemos muitos erros. Foi a chave para o jogo. Agora precisamos voltar para casa e melhorar o nosso jogo.