Notícias

Liga Nacional 2015 – Vai começar a fase final

por: Pedro - Redação

0

Fonte: CBV

Um dos mais tradicionais torneios de clubes do voleibol brasileiro, a Liga Nacional, terá a fase final realizada a partir desta quarta-feira (26.08) em Maceió (AL). A capital alagoana receberá, no ginásio FAV/V2, no Colégio Santa Rosa, na Pajuçara, 11 equipes em busca do título da competição e também de uma vaga na edição 2016 da Superliga B.

O torneio, que desde 2013 passou a contar apenas com atletas da categoria Sub-23, reúne as equipes campeãs de cada fase regional, disputada entre junho e agosto de 2015, e tem representantes das cinco regiões brasileiras. No naipe feminino, cinco equipes brigarão pelo lugar mais alto do pódio: Minas/Náutico (MG), campeão do Sudeste, CRB (AL), vencedor do Nordeste, APROVEC Voleibol (GO), representando a região Centro-Oeste, Blumenau Vôlei Clube (SC), da região Sul e o Recanto da Criança (AM), que ficou com o título da região Norte.

A fórmula disputa entre as mulheres será de turno único onde todas as equipes jogarão entre si com um clube de fora por rodada. Ao final de cinco rodadas o time com maior número de pontos fica com o título. Um dos destaques no torneio feminino é o Minas/Náutico, equipe presente na última edição da Superliga B e que conta hoje com o campeão olímpico Anderson, que dá os primeiros passos como treinador.

“Eu estou buscando o meu espaço como treinador. Consegui algumas boas oportunidades que aproveitei. É importante para mim construir uma história como treinador, e cada competição é um aprendizado. A lacuna que existe entre o juvenil e o adulto é enorme, quando elas saem da categoria de base precisam ainda de alguma rodagem, e a Liga Nacional é um bom momento para elas angariarem mais experiência, conseguirem essa transição, e a Liga Nacional tem esse papel no desenvolvimento das atletas”, comentou Anderson.

 Outro destaque no campeonato é a central Valquíria, campeã mundial com a seleção Sub-23 no último dia 19 de agosto, e que também conquistou o título da última edição da Liga Nacional, em 2013, e diz que a ideia é repetir a dose.

“Maceió tem uma energia excelente, a última vez que estive aqui fui campeã da Liga Nacional em 2013 e brinquei com as meninas que quero o bicampeonato. A expectativa é bem grande. Preciso ajudar as meninas, pois sou a mais experiente do grupo e eu vim para somar e fazer o possível pelo time. Estamos bem preparadas”, disse a central de 21 anos.

No torneio masculino a fórmula será diferente, pois a competição contará com seis equipes, os campeões de cada região, mais um representante da Federação Alagoana, sede da disputa. Os times serão divididos em duas chaves de três times cada, e os dois melhores avançam para as semifinais. Na chave A estão CRB (AL), representante local, AA Nilton Lins (AM), vencedor da região Norte e PM Castro (PR), que levou o título da região SUL. Na chave B se enfrentam o Montecristo (GO), da região Centro-Oeste, Academia de Vôlei/FUTEL (MG), vencedor no Sudeste e o Vitória/FSBA (BA), campeão nordestino.

A primeira rodada será nesta quarta-feira e todos os jogos terão entrada franca. Às 14h, o Blumenau Vôlei Clube enfrenta o APROVEC Voleibol, pelo torneio feminino. Na sequência, é a vez da AA Nilton Lins medir forças com P M Castro pelo masculino. Encerrando a rodada entre as mulheres, às 18h, o Recanto da Criança pega o Minas/Náutico. E, para fechar o dia de competição, o Vitória/FSBA joga contra o Montecristo.