Notícias

Mais de mil pessoas celebraram o lançamento do Dia Estadual do Voleibol

por: Pedro - Redação

0
foto: Nathália Ely/FGV
foto: Nathália Ely/FGV

Fonte:  Nathália Ely – Assessoria de Imprensa/FGV

Mais de 1.200 pessoas presenciaram a grande festa do voleibol gaúcho nesse domingo (27/09) em Nova Petrópolis. Cerca de 450 crianças jogaram 550 partidas de mini vôlei nas 15 quadras montadas no Centro de Eventos para celebrar o lançamento do Dia Estadual do Voleibol e os 61 anos da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV). Os jovens atletas participaram dessa grande festa com os Embaixadores do Voleibol Gaúcho – Paulão, Gustavo Endres, Alex Lenz, Carolina Albuquerque e Manius Abbadi. O presidente da FGV, Carlos Cimino, também recebeu o secretário de Esportes, Turismo e Lazer do RS, Juvir Costella e o prefeito de Nova Petrópolis Regis Hahn.

“A ideia do Dia Estadual do Voleibol surgiu de um planejamento estratégico. A intenção é divulgar, estimular e fortalecer a prática dessa modalidade esportiva”, destacou o presidente da FGV, Carlos Cimino.

No Festival de Mini Vôlei, todos os participantes receberam medalhas, pois, mais do que a competição, o evento estimulou a participação. Foram 70 equipes femininas e 45 masculinas de 28 municípios do Rio Grande do Sul.

Coordenador do Projeto de Vôlei Nova Petrópolis e organizador do Festival, Paulo Roese mostrou satisfação pela realização do evento.  “O presidente Cimino propôs o desafio de realizarmos o evento em Nova Petrópolis e nós aceitamos. Acho que cumprimos e tivemos sucesso”, destacou.

Integração entre passado, presente e futuro

O Festival também proporcionou o encontro de gerações de craques do passado como Paulão, Gustavo Endres e Alex Lenz, e do presente, como Carolina Albuquerque e Manius Abbadi com os atletas do futuro. Os embaixadores do Vôlei Gaúcho deram autógrafos, tiraram fotos e até mesmo trocaram alguns passes com as crianças.

Para Paulão, campeão olímpico em Barcelona 1992 e atual técnico do Bento Vôlei, a instituição do Dia do Voleibol colabora para a valorização da modalidade que tem tantos gaúchos campeões e ajuda a incentivar a prática, não só como formação de atletas de alto rendimento mas também de participação.

Na mesma linha, Gustavo Endres, campeão olímpico em Atenas 2004, hoje dirigente do Vôlei Canoas, destacou a importância do Rio Grande do Sul ter uma data especial para a modalidade e também salientou a integração e alegria de ver tantas crianças praticando o esporte.

Alex Lenz, que também integrou a Seleção Brasileira e hoje coordena o projeto social Pró-Vôlei de Ijuí, disse que o estado tem sim o que comemorar por ter “bons representantes em todos os níveis, tanto no esporte de alto rendimento quanto de base e de participação”.

Todos os embaixadores concordam, no entanto, que para que o voleibol continue a se desenvolver é preciso investimento e apoio do Governo do Estado.

Investimentos e apoios que foram garantidos pelo secretário estadual de Esportes, Turismo e Lazer Juvir Costella.

“Estou aqui para dizer que tenho compromisso com o esporte do Rio Grande do Sul”, salientou o titular da Setel.

Participaram ainda do evento, o patrono da FGV Arno Raupp e o deputado estadual Adilson Troca- autor do projeto de lei que institui o Dia Estadual do Voleibol.