
Redação
A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação no Campeonato Mundial com vitória. Nesta quinta-feira (11/10), o Brasil venceu o Japão, de virada, por 3 sets a 2 (23/25, 16/25, 28/26, 25/21 e 15/11), em Nagoya. Mesmo com o resultado, o time não conseguiu passar para a terceira fase e terminou a competição em sétimo lugar. A equipe verde e amarelo precisava de uma vitória por 3 sets a 0 para alcançar a classificação à etapa final.
As brasileiras finalizaram o Campeonato Mundial com sete vitórias e duas derrotas. O time verde e amarelo terminou a segunda fase em quarto lugar no grupo E, com 20 pontos, atrás das três seleções classificadas à terceira fase: Holanda, Japão e Sérvia. No grupo F, Itália, China e Estados Unidos passaram para a próxima etapa.
No duelo contra o Japão, a oposta Tandara foi a maior pontuadora, com 24 acertos. As ponteiras Fernanda Garay e Gabi marcaram 20 e 17 pontos, respectivamente. Pelo lado do Japão, destaque para a atacante Koga, com 23 acertos.
Foi uma campanha marcada pela falta de equilíbrio. A seleção, que sonhava com um título inédito, se despede ainda na segunda fase: em nove jogos, sete vitórias e duas derrotas. Termina o Mundial, no pior resultado desde 2002, quando também se despediu em sétimo. O título da competição é o único dos grandes que falta para a equipe, bicampeã olímpica (em Pequim 2008 e Londres 2012). O Brasil foi vice-campeão mundial em 1994, 2006 e 2010 e bronze em 2014.
Com a palavra:
Natália, capitã do Brasil: “Sabíamos da situação e tentamos fazer o melhor possível, mas cometemos erros. Nós estávamos à frente assim como contra a Alemanha. Nós não poderíamos perder hoje, fizemos isso desde então, mas não deu para a classificação. Vamos levar essa experiência para o futuro e trabalhar para melhorar”, concluiu Natália.
Brasil: Roberta, Tandara, Gabi, Fernanda Garay, Bia e Adenízia. Líbero: Suelen.
Entraram: Dani Lins, Natália, Adenízia, Drussyla e Thaisa.
Japão: Tashiro, Koga, Shinnabe, Araki, Okumura e Kurogo. Líbero: Kobata.
Entraram: Ishii, Inoue, Nagaoka, Uchiseto e Shimamura.