Fonte: ZDL – Rafael Zito
Nestlé Araraquara é o campeão da edição 2015/16 da Superliga B. Melhor campanha da primeira fase, o time comandado por Sandra Mara conquistou o título de maneira invicta com uma vitória diante do Fluminense, neste sábado (19), por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 31/29 e 25/23, em duelo realizado no ginásio Gigantão, no interior paulista. A ponteira Fernanda Tomé foi o destaque e maior pontuadora da partida, com 14 acertos. Com o título, a capitã Priscila e suas companheiras garantiram vaga na elite da competição nacional.
A técnica Sandra Mara analisou a partida e o resultado. “Nossa virtude foi conseguir colocar em jogo, o tempo todo, o que estudamos e planejamos. Sabia que o Fluminense iria causar muita dificuldade e em nenhum momento achamos que tínhamos ganho. Essas foram as grandes virtudes, ser humilde e manter o nosso plano. Mesmo nos momentos difíceis, soubemos usar os pontos fracos delas. Claro que aconteceram momentos em que abrimos e tomamos o revés, mas em virtude do time delas. Mas aí apareceu o foco das nossas atletas, que souberam ouvir nossas orientações. E o resultado veio”, disse a técnica Sandra Mara, que completou. “E pensar que nós íamos parar. Liderávamos a Superliga B e íamos parar porque perdemos os patrocinadores. Aí, graças a Nestlé e ao Luizomar, o sonho continuou e aí dissemos: nossa! Esse título tem que ser nosso mesmo, em função de tanto apoio”, concluiu a treinadora.
A ponteira Fernanda Tomé não escondeu a emoção pela conquista do título da Superliga B. “Sabíamos que ia ser uma final muito difícil, mas treinamos forte durante toda a semana e a união e a garra desse time fez total diferença”. A capitã Priscila foi a responsável por levantar a taça e comemorou com todas suas companheiras. “Não sei nem explicar a emoção que esse título nos traz. Agradeço muito a Nestlé por tudo que eles fizeram por nós. Estamos muito felizes por sermos campeão invictas. Foi muito difícil, mas o resultado veio na hora certa”, finalizou a jogadora.
Na fase de classificação, Nestlé Araraquara e Fluminense se enfrentaram no Rio de Janeiro, na terceira rodada, no ginásio João Coelho Netto. Na ocasião, mesmo atuando fora de casa, Sandra Mara e suas comandadas venceram por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 22/25, 25/22 e 25/21. A capitã Priscila e suas companheiras só perderam quatro sets na competição, sendo um para o Fluminense e os outros três nas semifinais diante do São José dos Pinhais.
Sobre o apoio da Nestlé – Ciente da situação emergencial do Voleibol Araraquara, a Nestlé firmou uma parceria pontual para que o time pudesse manter seus compromissos e disputar a fase final da Superliga B, neste mês de março. Para a continuidade do projeto, na temporada 2016/2017, a equipe ainda precisa conquistar patrocinadores e apoiadores.
O jogo – Priscila desceu o braço na ponta para colocar a bola no chão e fechar o primeiro set por 25/19 e colocar o Nestlé Araraquara em vantagem no confronto diante do Fluminense. Contando com o apoio de sua torcida, a equipe do interior paulista não deixou as cariocas gostarem do jogo`. Após um início de parcial equilibrada, as comandadas de Sandra Mara impuserem seu padrão e a partir do 18/13, encaminharam a vitória no set inicial. Com seis acertos, a ponteira Fernanda Tomé foi a maior pontuadora da equipe, que conseguiu 14 pontos de ataque, dois em aces e um no bloqueio.
O Nestlé Araraquara iniciou o segundo set com o pé no acelerador. Chegou ao primeiro tempo técnico no 8/4 e ao segundo ao marcar 16/13, com bloqueio de Laísa (maior pontuadora da parcial com seis acertos). Porém, quando tudo parecia se caminhar para mais uma vitória tranquila, o Fluminense acrescentou uma boa dose de emoção. Encostou no marcador e chegou ao empate no 21/21. A técnica Sandra Mara pediu tempo, mas o equilíbrio prevaleceu. Na base do ponto a ponta, as equipes iniciaram uma alternância no placar que colocou à prova o coração dos torcedores araraquarenses. E após muita emoção, Linda Jéssica atacou pela saída de rede para fechar a parcial em 31/29 e fazer 2 a 0 para as donas da casa.
Na base do atropelamento, o Nestlé Araraquara abriu 9/2 no terceiro set. Novamente, o Fluminense reagiu e abriu a técnica Sandra Mara a pedir tempo no 9/5 para evitar maiores sustos. Suas comandadas lutaram em quadra e conseguiram segurar uma vantagem média de dois pontos até o empate no 20/20. E novamente o duelo seguiu na base do ponto a ponto, até que Laísa, uma vez mais, usou toda a sua potência ofensiva para vencer o bloqueio carioca para dar números finais ao jogo: 25/23 na parcial e 3 sets a 0 na final da Superliga B. Com quatro certos, Aline foi a maior pontuadora da parcial.
No Nestlé Araraquara jogaram: Adauane, Linda Jéssica, Aline, Laísa, Fernanda Tomé, Priscila e a líbero Thaís. Entraram: Mariana Galon, Chrys e Ariane. Técnica: Sandra Mara.
No Fluminense jogaram: Nathália, Arianne, Natasha, Ju Odilon, Edna, Bia e a líbero Kika. Entraram: Jordane, Deborah e Hellen. Técnico: Hylmer Dias.