Notícias

Primeira edição do Campeonato Brasileiro Interclubes começa neste domingo

por: Pedro - Redação

0
Primeira edição do CBI será no Clube Mackenzie
(Créditos: Divulgação/Mackenzie)

Redação

A semana no Clube Mackenzie, em Belo Horizonte (MG), será movimentada pelo primeiro Campeonato Brasileiro Interclubes, que é realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A competição sub-16 feminina contará com a participação de 16 times e terá início neste domingo (15.10), terminando somente na sexta-feira (20.10), com oito jogos por dia nas três primeiras rodadas.

As equipes estarão divididas em quatro grupos de quatro. No A, estarão Mackenzie Esporte Clube, Clube Curitibano, Sogipa e P.M. Betim. Na Chave B, Minas Tênis Clube, Círculo Militar do Paraná, Recreio da Juventude e Flamengo F.R. O grupo C contará com Praia Clube, Santa Mônica, Grêmio Náutico União e BNB Fortaleza. E o D terá a participação de Olympico Club, Duque de Caxias, Fluminense F.C e Sada Argos Neev.

Um dos responsáveis pela idealização deste campeonato, o Superintendente de Competições de Quadra da CBV, Renato D´Ávila, destaca a importância de aumentar a quantidade de jogos para as categorias de base dos clubes brasileiros.

“Este é um campeonato que, sem sombra de dúvidas, é a realização de um sonho de muitos, o trabalho de alguns, mas certamente a realização de todos. Teremos esta parceria até 2020, o que viabilizará mais jogos para nossos atletas em formação”, disse Renato D´Ávila.

Atenta a importância de manter as categorias de base em atividade, a CBV já realiza o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), onde as equipes são formadas por suas federações locais. Agora, porém, com o CBI, os clubes também contarão com um torneio nacional para proporcionarem rodagem e experiência aos jovens atletas.

O Campeonato Brasileiro Interclubes conta com as categorias são Sub-15, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, no gênero feminino, e Sub-16, Sub-19 e Sub-21 no masculino, e será realizado, neste primeiro ano, até o mês de dezembro.