Notícias

Serginho se despede da seleção brasileira em grande evento

por: Pedro - Redação

0
Serginho faz ponto final de saque contra Portugal (Foto: Wander Roberto/CBV)
Serginho faz ponto final de saque contra Portugal (Foto: Wander Roberto/CBV)

Fonte: CBV

Dono de quatro medalhas olímpicas, um dos maiores ícones no vôlei brasileiro se despediu da seleção brasileira. Neste domingo (04.09), depois de 15 anos de dedicação, o líbero Serginho fez hoje a última partida com a camisa do Brasil. E a ocasião não podia ser melhor. Um super evento, o Desafio de Ouro, reuniu cerca de 40 mil pessoas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, em Brasília (DF), e a equipe verde e amarela saiu de quadra com a vitória sobre Portugal por 3 sets a 1 (25/20, 20/25, 25/21 e 15/8).

Campeão olímpico em Atenas, em 2004, Serginho disputou as finais de Pequim/08 e Londres/12, quando ficou com a medalha de prata, e conquistou novamente o ouro há duas semanas, no Rio2016. E se ele achava que toda a emoção desse momento de despedidas havia se encerrado na final olímpica, hoje o líbero da seleção brasileira reviveu mais um dia inesquecível com a realização do último jogo e as homenagens recebidas.

“São anos dedicados a seleção e estou feliz demais por tudo que aconteceu na minha vida. Eu só tenho gratidão ao voleibol. Muitas pessoas têm uma história linda nesse esporte e eu fui contemplado para ser uma delas. Estou muito feliz por ter feito história junto com esses meninos, com toda a comissão técnica e é uma felicidade enorme”, disse Serginho, prestes a completar 41 anos.

Realizado profissional e pessoalmente, o líbero recordou o início de sua trajetória, quando foi do Paraná para São Paulo com apenas nove meses.

“Tem que aparecer novos ídolos. O Brasil precisa de espelhos e todos têm que lembrar que nunca pode desistir dos sonhos. Através de uma bola, eu mudei a minha vida e a da minha família. Toda história tem que se encerrar. Agora temos que bater palmas para esses meninos que estão aí. Essa é uma geração que vou carregar no meu coração, assim como todas as outras com quem joguei”, afirmou o jogador.

Comandante de tudo isso, o técnico Bernardinho fez questão de enaltecer a importância do dia de hoje para todos os envolvidos no Desafio de Ouro.

“A última partida do Serginho pela seleção também é um momento muito significativo. Esse jogo teve um simbolismo forte. Os próprios portugueses que certamente cresceram vendo o Serginho em quadra falaram que para eles foi um momento único poder ter participado disso”, comentou Bernardinho.

O maior líbero de todos os tempos encerrou a carreira na seleção brasileira, mas segue no vôlei atuando pelo seu time, Sesi-SP. Serginho já se apresenta ao clube nesta segunda-feira (05.09), quando segue na rotina de trabalho e dedicação ao esporte.

Histórico

Serginho foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2004 e conquistou a medalha de prata nos Jogos de Pequim, em 2008. O líbero brasileiro é bicampeão mundial (2002 e 2006) e octacampeão da Liga Mundial (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Com a camisa verde-amarela, Sérgio também venceu a Copa do Mundo (2003), a Copa dos Campeões (2005 e 2009), os Jogos Pan-Americanos (2007) e o Campeonato Sul-Americano (2001, 2003, 2005 e 2007, 2011, 2015).

Também foi vice-campeão na Liga Mundial e campeão no Sul-Americano, em 2011. Em 2012, integrou a seleção que ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Logo após a final, anunciou a aposentadoria da seleção brasileira e retornou na temporada 2015. Neste ano, esteve com a seleção na disputa da Liga Mundial, quando ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata e na campanha do ouro olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.