Redação
Acabou a Superliga Masculina 2017/18 para o Minas. Após boa campanha na primeira fase, a equipe se despede do campeonato nacional nas quartas de final. Na noite desta sexta-feira, na Arena Minas Tênis Clube, o time minastenista perdeu para o EMS Taubaté Funvic, por 3 a 0 (25/22, 25/17 e 25/20), e encerrou a série melhor de três das quartas, já que também havia perdido o primeiro jogo, em Taubaté, por 3 a 0.
O time paulista avança para a semifinal e agora encara o Sada Cruzeiro. O ponteiro Ivovic foi eleito o melhor da partida e levou o Troféu Viva Vôlei. O jogador também foi o maior pontuador ao lado de Wallace, com 11 pontos cada. Honorato, jovem revelação do Minas, marcou 10 pontos.
O Minas deixa a Superliga em quinto lugar, posição em que encerrou a primeira fase. O jovem time minastenista, liderado por Nery Tambeiro, surpreendeu na primeira fase e se classificou com rodadas de antecedência para os playoffs e com ampla vantagem para o sexto colocado.
Com a palavra:
Nery Tambeiro, técnico do Minas Tênis Clube: “Essa equipe, sem dúvida nenhuma, mostrou muito brio durante o campeonato todo. Nos classificamos em quinto, muito mais perto dos quatro primeiros do que do sexto colocado. É um grupo maravilhoso, que precisa de rodagem. São meninos que ainda erram, e, quando jogamos contra um Taubaté, isso faz a diferença. A cada dia, a cada mês de trabalho, essa diferença diminui, temos que apostar nesses meninos. São todos de seleção brasileira, os melhores das categorias deles, precisam de treinamento e paciência para que possam evoluir. Chegar em quinto lugar nessa Superliga, que foi a mais difícil, de mais investimento dos times, é um resultado que nos honra muito também”, concluiu Nery Tambeiro.
Ivovic, ponta do EMS Taubaté Funvic: “O Sada Cruzeiro é um dos melhores times do mundo. Acredito que eles são os favoritos, mas nós temos algumas chances. Tivemos alguns problemas com lesões, mas acredito que nós estamos jogando melhor agora do que antes. Estamos evoluindo e podemos fazer bons jogos contra o time cruzeirense”, disse Ivovic.
O JOGO
O primeiro set do jogo foi o mais disputado entre as equipes. O Minas iniciou o jogo abrindo vantagem sobre o EMS Taubaté Funvic. Com boas viradas de bola e contando com erros de saque do time paulista, os donos da casa chegaram a abrir 11/6. Mas, na metade do set, em uma boa passagem de Ivovic pelo saque, o rumo do jogo mudou. O jogador marcou dois aces e complicou a recepção minastenista, que não conseguiu ter eficiência no passe. Assim, foi a vez do time visitante virar o placar, abrir vantagem, e fechar o set em 25 a 22.
O segundo e o terceiro sets foram do EMS Taubaté Funvic. O time paulista dominou as ações do jogo a partir do início do segundo set e teve tranquilidade para administrar até o fim. Na segunda parcial, o Minas cometeu muitos erros e os visitantes venceram por 25 a 17. Já no terceiro set, o time minastenista lutou até o fim, chegou a encostar no placar, mas prevaleceu a experiência de Dante e Wallace do outro lado da quadra. No fim, vitória do Taubaté por 25 a 20, no set, e por 3 a 0, no jogo.
EQUIPES:
Minas: Marlon, Davy, Henrique Honorato, Bob, Flávio, Pétrus e Rogerinho (líbero). Entraram: Felipe Roque, Carísio, Bisset e Maique. Técnico: Nery Tambeiro.
EMS Taubaté Funvic: Rapha, Wallace, Ivovic, Dante, Solé, Otávio e Thales (líbero). Entrou: Renan. Técnico: Daniel Castellani.