Redação
No fim da tarde deste sábado, (07/04), diante de sua apaixonada torcida, com um Riachão absolutamente lotado, o Sada Cruzeiro foi superado pelo EMS Taubaté Funvic por 3 sets a 1. Com isso, o adversário paulista abriu com vantagem a série melhor de cinco jogos desta fase do torneio nacional, com parciais de 23/25, 25/22, 25/17 e 29/27.
Na reedição da final da Superliga do ano passado os dois times fizeram um jogo que começou muito disputado, mas a partir do segundo set o Sada Cruzeiro não mostrou o rendimento de costume, principalmente no saque. O Taubaté, por outro lado, jogou bem e abriu a série em 1 a 0. O oposto Wallace do Taubaté foi o maior pontuador da partida, com 22 acertos e também levou o troféu VivaVôlei como o melhor do jogo.
O segundo confronto da série melhor de cinco jogos será na próxima terça-feira (10.04), às 19h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté.
Com a palavra:
Filipe, ponta do Sada Cruzeiro: “Foi um jogo muito difícil. O nosso principal fundamento, que é o saque, não fez tanto efeito hoje. É uma das nossas melhores armas e hoje não sacamos bem. Mas nós temos também que saber jogar quando o saque não entra. Já fizemos isso várias vezes. Temos que admitir que o Taubaté jogou melhor, mais concentrado. É um jogo de semifinal, tem que ter mais energia, mais empenho. Mas este é só primeiro jogo. Perdemos em casa, faz parte, e temos a oportunidade de chegar lá na terça-feira e reverter também. Enfim, mérito do Taubaté, que jogou muito bem hoje. Mas os torcedores podem ficar tranquilos que vamos pra cima deles no próximo jogo e tentar buscar essa vitória. É um playoff melhor de cinco sets. Tem muita coisa pela frente”, concluiu Filipe.
Wallace, oposto do EMS Taubaté Funvic: “Claro que essa vitória nos motiva um pouco mais, mas a série está bem aberta ainda. Essa vitória fora de casa foi um grande passo, mas temos que manter os pés no chão. Temos que respeitar o Cruzeiro, nós sabemos que eles hoje não fizeram o melhor jogo deles e nós estivemos num ótimo dia. O saque deles não entrou tão bem e isso fez diferença.”, analisou Wallace.
O JOGO
No primeiro set a equipe do Taubaté teve um bom momento, chegou a estar à frente. O Sada Cruzeiro porém, reagiu e voltou a comandar o placar. Usando bem o bloqueio e sacando bem, o time mineiro foi melhor e fechou o primeiro set em 25/23.
O segundo set começou com o Taubaté melhor, forçando bem o saque e errando menos. A equipe paulista conseguiu imprimir um jogo bem agressivo e abriu boa vantagem ainda no início do set. A equipe administrou essa vantagem e fechou em 25/22, empatando a partida.
O terceiro set começou com o Taubaté embalado e jogando melhor. A equipe chegou a abrir 5 pontos de vantagem, aproveitando bem as bolas de ataque e contando com um alto número de erros do Sada Cruzeiro. Sem grandes dificuldades o Taubaté fechou em 25/17, virando o jogo em 2 a 1.
O quarto set começou equilibrado, e foi a parcial mais emocionante da partida. Com os ponteiros trabalhando bem de ambos os lados, o que não faltou foi emoção. Na reta final do jogo, a EMS Taubaté Funvic chegou a ter 3 match points para fechar a partida. O Cruzeiro tentou a reação, mas em um saque de Wallace, a EMS Taubaté Funvic fechou o set em 29/27, vencendo o jogo por 3 a 1.
EQUIPES:
Sada Cruzeiro: Uriarte, Evandro, Simon, Isac, Leal e Filipe. Líbero: Serginho – Entraram: Fernando, Alemão, Rodriguinho e Éder Levi – Técnico: Marcelo Mendez
EMS Taubaté Funvic: Raphael, Wallace, Otávio, Solé, Dante e Ivovic. Líbero: Thales – Entraram: Matheus, Renan, Madaloz e Rafael – Técnico: Daniel Castellani