
Fonte: CBV
A partir de 16 de janeiro de 2016 começa a quinta edição da Superliga B, divisão de acesso ao principal torneio de voleibol no Brasil. A competição, que se consolida a cada ano, contará desta vez com 21 equipes de oitos estados brasileiros. No torneio masculino serão 13 times, enquanto no feminino oito clubes brigarão pelo título. O diretor de Competições de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari, comenta sobre o aumento de participação em relação à última temporada.
“Nosso regulamento previa a participação de oito clubes em cada naipe. No entanto, aproveitamos a grande procura de equipes masculinas e permitimos a inscrição além do número previsto. Isto mostra que existe muito interesse em nossa modalidade e que a Superliga B é um campeonato bastante consolidado”, contou Radamés.
O campeonato contará em 2016 com equipes de grande tradição no voleibol e que há algum tempo não participavam do cenário nacional como Flamengo (RJ), Botafogo (RJ) e Fluminense (RJ), sendo os dois primeiros no torneio masculino e o último, no feminino. O Sampaio Correa/Cemar (MA) e o Sada Cruzeiro (MG) completam o grupo de times com camisa de equipes de futebol.
A Superliga B contará também com as quatro equipes que estiveram na primeira divisão na temporada 2014/2015 e que brigarão para estarem de volta à elite como o São Bernardo (SP), no masculino, e Uniara (SP), São José dos Campos (SP) e o próprio Sampaio Correia/Cemar, ex Vôlei Maranhão, no feminino.
O campeonato feminino será feito em turno único com as oito equipes jogando entre si. As quatro melhores avançam para as semifinais. Na primeira rodada, no sábado 16 de janeiro, o São José dos Campos enfrenta o ACV/UNOCHAPECÓ/Orbenk (SC), no ginásio do Clube dos Funcionários da Petrobrás, em São José dos Campos (SP), às 18h. No mesmo horário, em São Luis (MA), o Sampaio Correia/Cemar joga contra o Fluminense, no ginásio do Castelinho. Às 17h, o Uniara recebe o São José dos Pinhais (PR), no Gigantão, em Araraquara (SP). Completando a rodada, o Cascavel/Unimed/ACEA (PR) mede forças com o Vôlei Itabirito (MG), no Ciro Nardi, em Cascavel (PR), às 20h.
Entre os homens as equipes foram divididas em dois grupos, um com sete times e outro com seis. A disputa também será em turno único no qual os times jogam entre si dentro dos grupos, os quatro melhores de cada avançam para as quartas de final. A primeira rodada contará apenas com jogos do grupo A. No sábado 16 de janeiro, o Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC) joga contra o Caramuru (PR), às 20h, no ginásio Ivo Silveira, em Itajaí (SC). Mais cedo, às 16h, o Super Vôlei/Santo André (SP) encara o APAN/Barão/Cremer (SC), no Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP). No domingo 17 de janeiro o Sesi-SP joga com o São Bernardo Vôlei na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Os times do grupo B estreiam na segunda rodada nos dias 19 e 20 do mesmo mês, com destaque para o clássico Flamengo e Botafogo.
SUPERLIGA B
FEMININA
Cascavel/Unimed/Acea (PR)
São José dos Campos (SP)
Uniara (SP)
Sampaio Correia/Cemar (MA)
ACV/UnoCapecó/Orbenk (SC)
São José dos Pinhais (PR)
Fluminense (RJ)
Vôlei Itabirito (MG)
1ª RODADA
16.01 (SÁBADO) – São José dos Campos (SP) x ACV/UNOCHAPECÓ/Orbenk (SC) – Ginásio da Petrobrás – São José dos Campos (SP) – 18h
16.01 (SÁBADO) – Uniara (SP) x São José dos Pinhais (PR) – Gigantão – Araraquara (SP) – 17h
16.01 (SÁBADO) – Sampaio Correia/Cemar (MA) x Fluminense F C (RJ) – Castelinho – São Luís (MA) – 18h
16.01 (SÁBADO) – Cascavel/Unimed/Acea (PR) x Vôlei Itabirito (MG) – Ciro Nardi – Cascavel (PR) – 20h
MASCULINO
GRUPO A
Sesi-SP
Super Vôlei/Santo André (SP)
Caramuru (PR)
Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC)
Apan/Barão/Cremer (SC)
ASPMA Araucária (PR)
São Bernardo (SP)
GRUPO B
Sada Cruzeiro (MG)
Montecristo Vôlei (GO)
Flamengo (RJ)
Botafogo (RJ)
Upis/Brasília (DF)
Uberlândia/Gabarito (MG)
1ª RODADA
16.01 (SÁBADO) – Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC) x Caramuru (PR) – no Ivo Silveira – Itajaí (SC) – 20h
16.01 (SÁBADO) – Super Vôlei/Santo André (SP) x Apan/Barão/Cremer (SC) – Pedro Dell’Antonia – Santo André (SP) – 16h
17.01 (DOMINGO) – Sesi-SP x São Bernardo Vôlei (SP) – Vila Leopoldina – São Paulo (SP) – 17h