Fonte: CBV
O Brasil é o recordista em medalhas em mundiais da categoria juvenil (Sub-20) feminina, ao todo são 12 (seis ouros, quatro pratas e dois bronzes). A equipe verde e amarela não fica fora do pódio desde 1999 e começará, nesta sexta-feira (11.09), a briga por mais um título no Mundial que tem Porto Rico como sede em 2015.
As brasileiras estão no grupo D ao lado da Turquia, República Dominicana e República Tcheca, adversário da estreia, às 18h (horário de Brasília), no ginásio municipal de Gurabo. O treinador do time verde e amarelo, Maurício Thomas, acredita que a equipe do Brasil está entre os candidatos ao título e destaca a preparação realizada para a competição no país caribenho.
“Nosso campeonato conta com China, Itália, Sérvia, Japão, República Dominicana, Turquia e Brasil como candidatos ao título. China, Itália e Dominicana contam com atletas que disputaram o mundial Sub23, Montreux e, recentemente, a Copa do Mundo, Servia e Itália se reforçaram com atletas que estavam com as equipes adultas e possuem valores individuais que se destacam no cenário mundial. Com a mudança de data e local da competição tivemos mais tempo para nos preparar. Espero bastante equilíbrio neste mundial, com nível elevado, mas vejo o Brasil preparado para enfrentar todas as equipes” contou o treinador.
Entre as atletas da equipe brasileira o clima é de ansiedade para a partida contra a República Tcheca. A ponteira Karol acredita na força do conjunto e sabe que o caminho até o pódio será bastante complicado.
“A nossa equipe está muito unida, estamos confiantes e bastante focadas. Sabemos que não será fácil, mas estamos preparadas. Na primeira fase enfrentaremos equipes altas com muito alcance de ataque e bloqueio, mas a expectativa é bastante alta para que consigamos avançar”, contou a jovem ponteira.
A capitã do time, a ponteira Lana, faz coro e acredita no resultado positivo já no primeiro desafio.
“Estamos muito confiantes no nosso trabalho de preparação, ansiosas pelo fato de ser estreia, ainda por cima contra uma equipe que não temos muita informação, mas esperamos sair com um bom resultado”, disse Lana.
Em 2015 a disputa do título envolve 16 países divididas em quatro grupos com quatro times em cada. No grupo A estão as porto-riquenhas, donas da casa, Cuba, Bulgária e Rússia. No B, a China, o México, o Peru e a Sérvia. Egito, Itália, Taiwan e Japão formam o grupo C. O Brasil está no grupo D com República Tcheca, Turquia e República Dominicana. Na primeira fase as equipes de cada grupo jogam entre si e os dois melhores avançam para a etapa seguinte que formará dois novos grupos: o E e o F. A fórmula se repete e os dois melhores do E e do F avançam para a semifinal.
TABELA
1ª FASE – Grupo D
11.09 (SEXTA-FEIRA) – BRASIL x República Tcheca – 18h (hora de Brasília)
12.09 (SÁBADO) – BRASIL x Turquia – 20h30 (hora de Brasília)
13.09 (DOMINGO) – BRASIL x República Dominicana – 20h30 (hora de Brasília)
JUVENIL FEMININO – 12 MEDALHAS (6 ouros/4 pratas/2 bronzes)
1987 (Coreia do Sul) – Ouro
1989 (Peru) – Ouro
1991 (Tchecoslovaquia) – Prata
1995 (Tailândia) – Prata
1999 (Canadá) – Prata
2001 (Rep Dominicana) – Ouro
2003 (Tailândia) – Ouro
2005 (Turquia) – Ouro
2007 (Tailândia) – Ouro
2009 (México) – Bronze
2011 (Peru) – Prata
2013 (Rep Tcheca) – Bronze