Notícias

Vôlei de Praia: Rio de Janeiro conquista primeira etapa nos naipes masculino e feminino

por: Pedro - Redação

0
Créditos: Francisco Monteiro/CBV

Fonte: CBV

O Rio de Janeiro conquistou o ouro nos dois naipes na etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil Sub-21 2017, neste domingo (12.02), em Maceió (AL), na arena montada na Praia da Pajuçara. Igor Borges/Gabriel Gouveia (RJ) e Vitoria/Giovanna foram as duplas responsáveis por levar o estado ao lugar mais alto do pódio, anotando também 200 pontos no ranking que define os campeões da temporada.

E foi apena o primeiro de três torneios que acontecem na capital alagoana até o próximo domingo. A partir da próxima terça-feira (14.02) começa o Circuito Banco do Brasil Nacional (divisão de acesso), e na sexta-feira (17.02), o Circuito Brasileiro Open (divisão de elite).Todos contam com entrada franca e diversos campeões mundiais e medalhistas olímpicos.

A decisão do torneio masculino foi entre o time carioca e os gêmeos paraibanos Rafael e Renato Andrew, este último Campeão Mundial Sub-19 em 2016. Vitória de virada dos cariocas por 2 sets a 1 (16/21, 21/16, 15/11), em 41 minutos de duração. Gabriel Gouveia inclusive possui o ‘DNA’ do voleibol no sangue, já que é filho de Carlão, capitão da seleção masculina e campeão olímpico nos Jogos de Barcelona, em 1992.

A disputa de bronze entre os homens terminou com vitória da Bahia. Adelmo e David Pedreira (BA) superaram Juliano e Adrielson (PR) por 2 sets a 0 (21/14, 22/20), em 35 minutos de duração. Adrielson já é bicampeão na categoria, mas formando parceria com Arthur Lanci.

O torneio feminino teve o mesmo estado como grande campeão. Vitoria/Giovanna (RJ) conseguiram triunfo em sets diretos, com parciais de 21/13 e 21/14 sobre Kyce/Milena (RN), em 28 minutos de duração. A dupla da região Sudeste é campeã brasileira da temporada 2016 e promete dar trabalho às adversárias. Na disputa do bronze, vitória de Monique e Franciane (PR) por 2 sets a 1 (21/19, 16/21, 16/18), em 57 minutos de jogo, sobre Talita e Amanda, representantes do Ceará.

O Circuito Sub-21 será composto por quatro etapas ao longo de 2017. Nesta primeira parada, 27 duplas no torneio masculino e outras 24 no torneio feminino disputaram a medalha de ouro. Os oito melhores estados em Maceió garantem vaga direta na fase de grupos para a segunda etapa da temporada, que será em Bauru (SP). Outras quatro vagas serão definidas com a disputa de um qualificatório, aberto aos demais estados.

Assim como ocorre no Circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das etapas.

Leave a comment