Notícias

Vôlei de Praia: Torneio feminino estreia na quinta-feira em Niterói

por: Pedro - Redação

0
Ágatha tentará o terceiro título do Superpraia
Créditos: Paulo Frank/CBV

Redação

A praia de Icaraí recebe, já nesta quinta-feira (27.04), as principais duplas do vôlei de praia brasileiro para a disputa do Superpraia 2017. A quarta edição do torneio vai até o domingo (30.04) em Niterói aberto ao público com entrada franca. As primeiras a entrar em ação serão as 16 duplas femininas que têm as campeãs do Circuito Brasileiro 16/17, Larissa e Talita (PA/AL), como cabeça de chave número um.

Mas não é só a dupla líder do ranking nacional que chega com destaque ao torneio. Das três edições já realizadas do Superpraia a paranaense Ágatha chegou ao lugar mais alto por duas vezes. Ela, que venceu a competição em 2015 e 2016 ao lado de Bárbara Seixas, tentará a partir desta quinta-feira conquistar mais uma vez o torneio, mas com a nova parceira, a jovem Duda.

A decisão feminina está programada para a noite do sábado (29.04). Já a competição masculina terá início nesta sexta-feira (28.04) e a final acontece na manhã do domingo (30.04).

No histórico da competição, que é realizada desde 2014, os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) dominam entre os homens e ficaram no topo do pódio em todas as edições. No feminino, a primeira edição, em Salvador (BA), em 2014, Taiana e Talita venceram, enquanto nos dois anos seguintes, em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), Ágatha e Bárbara foram bicampeãs.

O Superpraia possui premiação dobrada em relação às demais etapas do Circuito Brasileiro. Os campeões nos dois naipes recebem R$ 79,9 mil e a competição conta com uma festa para eleger os destaques da temporada. Serão oito categorias técnicas, decididas pelos atletas e treinadores (levantamento, recepção, bloqueio, saque, defesa, ataque, atleta que mais evoluiu e melhor jogador) e uma votação popular, que elegerá o ‘craque da galera’, com votação no site: http://voleidepraia.cbv.com.br/craque-da-galera

SISTEMA DE DISPUTA

O Superpraia será realizado em quatro dias, com apenas disputas femininas no primeiro dia (27.04), com a fase de grupos. Na sexta-feira (28.04), é a vez da estreia masculina e repescagem (Round 1) e quartas de final femininas. No sábado (29.04) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais masculinas, enquanto entre as mulheres é o dia de semifinais e a decisão por medalhas. O domingo (30.04) sedia as disputas de bronze e a final masculina. As decisões terão transmissão ao vivo do SporTV.

Os primeiros colocados de cada grupo – nos dois naipes – avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

Leave a comment