Redação
Vitor Felipe e George (PB) conquistaram uma vaga à fase de grupos da etapa da Polônia do Circuito Mundial de vôlei de praia 2017. A dupla somou duas vitórias nesta quarta-feira (19.07), na cidade de Olsztyn, onde o evento acontece. Assim, o Brasil terá oito representantes na competição, cinco entre os homens e três entre as mulheres.
A parceria brasileira começou o dia com vitória sobre os canadenses Felipe Humana-Paredes e Cameron Wheelan, por 2 sets a 0 (21/18, 21/17), em 34 minutos, na rodada de abertura do classificatório. No segundo duelo do dia, valendo a vaga, triunfo por 2 sets a 1 (15/21, 21/19, 19/17) sobre os alemães Lorenz Schumann e Julius Thole, em 52 minutos.
A competição prossegue nesta quinta-feira (20.07), com jogos da fase de grupos. O classificatório dá oito vagas para o torneio principal, em jogos eliminatórios diretos, aos times que não conseguiram um lugar no ranking de entradas ou convite.
Vitor e George se juntam às quatro duplas do Brasil já garantidas na fase de grupos pelo ranking de entradas ou convite (wild card): Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Evandro/André (RJ/ES) e Pedro Solberg/Guto (RJ).
Já no torneio feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (PE/RJ) superaram as compatriotas no country quota, disputado pela manhã, mas acabaram superadas no classificatório e ficaram fora do torneio. Na disputa interna, vitória por 2 sets a 0 (21/12, 21/17) sobre Josi/Lili (SC/ES), e por 2 sets a 0 (21/19, 21/16) sobre Elize Maia/Taiana (ES/CE).
Na rodada do classificatório, porém, as brasileiras acabaram superadas pelas australianas Mariafe Artacho e Phoebe Bell por 2 sets a 0 (21/18, 21/17) e deram adeus. Com isso, o Brasil terá três equipes no torneio feminino, Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Larissa/Talita (PA/AL), todas pelo ranking de entradas.